Estivemos esta semana a jantar no Cartel 36, no Parque das Nações, e mal nos sentámos à mesa sabíamos que este restaurante era especial e íamos ter de falar dele à nossa malta! Fomos recebidos por 3 mafiosos que nos serviram um generoso traço de pó branco. Mais sobre isso daqui a instantes.
O Cartel 36 abriu em Janeiro (2016) na zona do Parque das Nações. Descobrimo-lo graças a uma leitora do Ainanas que nos fez a recomendação através do Instagram. As fotos que partilhou deixaram-nos MUITO curiosos e lá fomos. Damn, se valeu a pena! Voltando ao pó branco…
Ao ver esta “pratada” à minha espera pensei imediatamente que não só iria perder o apetite para jantar, como ia levantar-me de rompante, chamar um Uberzorro para o Lux e só voltava a casa 3 dias depois. No entanto o pó branco não era exactamente o que eu pensava.
Tratava-se de azeite em pó, um segredo do chef Martim Finn que fica delicioso em cima de uma fatia de pão quentinho. As azeitonas completam o couvert nesta experiência.
Experiência é mesmo a palavra chave neste espaço que o Gonçalo, a Cátia e o Martim criaram. Uma experiência de conforto, partilha, qualidade e atenção ao detalhe. Das mesas à decoração da sala, passando pela música ambiente e pelos próprios pratos, tudo está pensado ao pormenor e isso dá gosto.
A ideia é que a refeição seja partilhada, e em vez de pratos temos umas ardósias. O conceito funciona muito bem.
Como podes ver já vem tudo partidinho mesmo para facilitar a partilha; é só esticar o garfo e puxar mais um bocado para a tua ardósia, like a boss.
Não sou grande fã de puré de batata mas tenho de reconhecer que este é dos melhores que alguma vez comi! TOP. Quanto ao resto, tudo perfeito: uma picanha maturada australiana mesmo no ponto, uns secretos de porco preto e um magret de pato… tipo “I’m in heaven”.
As sobremesas também são deliciosas e como se pode constatar na foto algum fobado cujo nome não vou referir não conseguiu sequer esperar que eu tirasse a foto para deitar as ganfias ao Sweet Cheese ( nop, não contém weed! hehe ).
Na minha opinião a outra sobremesa ainda era melhor: o insuflado de chocolate leva a taça! Que cena do outro mundo jazus. É feito com chocolate negro, muito leve e a desfazer-se na boca a cada divinal colherada. Acompanhado por um café é perfeito.
Tens muito por onde escolher, e se tiveres alguma dúvida pede ajuda. O staff é mega atencioso e faz-te sentir em casa, tanto que o lema do espaço é “mi casa es su casa”. Espera pagar à volta de 10-15 EUR por pessoa para uma refeição completa, sendo que a relação qualidade preço é do melhor que se encontra por Lisboa.
Queres dar lá um salto? Apesar de estar numa zona tão cheia de vida, o Cartel 36 não é muito fácil de encontrar: afinal, que raio de mafiosos seriam eles se não tentassem refundir minimamente o seu esconderijo?
Vou chibar-me todo, porque merece mesmo a tua visita. A morada oficial é Alameda dos Oceanos, no entanto a entrada é pelas traseiras, numa rua que aparentemente se chama Rua Sinais de Fogo.
Fiz aqui uns rabiscos no mapa para facilitar que encontres o spot. É algures ao pé do sítio marcado com um X. Tem bastantes lugares para estacionar à porta.
MAIS INFORMAÇÕES
SITE OFICIAL:
http://www.cartel36.pt/
CONTATOS:
Tel. 211 382 280
Mail. [email protected]
MORADA:
Alameda dos Oceanos,Lote 3.14.04C, Loja 12 C, 1990-197 Lisboa
COORDENADAS GPS:
38.756998, -9.097376
HORÁRIO:
Terça a Domingo das 12:00 às 02:00
Cozinha sempre aberta até às 22:00
[ Encerra às Segundas-Feiras ]