Enviado por: Pedro Sousa
A Nintendo anunciou publicamente a morte daquele que era o seu presidente desde 2002. Satoru Iwata morreu no sábado, aos 55 anos, vítima de cancro.
Pouco tempo depois de a Nintendo ter perdido o seu presidente mais mítico, é uma nova perda para a casa japonesa, esta demasiado prematura.
Satoru Iwata defendia que os jogos deviam ser apenas uma coisa: divertidos. Assim, foi grande impulsionador da Wii, uma consola que surgiu em contra corrente pela simplicidade dos seus gráficos mas grande capacidade de entreter e mesmo viciar os jogadores. Foi um período dourado que trouxe largos milhões em lucros para a empresa.
Nascido em 1959 e licenciado em Computação pelo Instituto Tecnológico de Tóquio, Satoru Iwata sucedeu ao histórico presidente da empresa nipónica de videojogos, Hiroshi Yamauchi, que tomou conta da liderança da companhia em 1950.
Apenas dois anos depois de ter entrado na Nintendo, em 2000, Iwata foi nomeado o quarto presidente da empresa sedeada em Quioto e o primeiro que não pertencente à família Yamauchi.
Antes de se juntar aos quadros da multinacional japonesa, Satoru Iawata trabalhou desde a década de 1980 como programador no estúdio HAL, uma subsidiária da Nintendo, responsável pelo desenvolvimento de jogos como Super Smash Bros.
A consola Wii, lançada em 2006 e considerada um dos maiores sucessos comerciais da firma, surgiu durante a sua presidência. Outro dos marcos da sua direcção foi o lançamento da Nintendo DS, em 2004. A consola com dois ecrãs, um dos quais táctil, impulsionou a vendas na primeira década do século XXI, permitindo à marca atingir novos públicos.
A gigante nipónica anunciou ainda que Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto, membros da direcção de Iwata e dois históricos da companhia, assumem a presidência de forma interina, numa altura em que a empresa procura uma nova estratégia que a faça regressar aos bons resultados.
De acordo com o Financial Times, as vendas da Nintendo atingiram o pico no biénio 2008-2009, com um resultado de 15 mil milhões de dólares, e têm vindo a regredir desde então.
Para inverter a tendência, Satoru Iwata tinha anunciado, em Março, que a Nintendo iria finalmente disponibilizar os seus jogos para smartphone e tablet, quebrando a resistência da marca em entrar naquele mercado. Cinco jogos da companhia vão passar a poder ser jogados em dispositivos móveis, através de uma parceria com a empresa japonesa de jogos para aquelas plataformas DeNA, responsável pelo desenvolvimento das aplicações.
A Nintendo foi fundada em 1889 e era originalmente uma empresa regional, alicerçada na venda de um popular jogo de cartas. Foi pelas mãos de Hiroshi Yamauchi que a empresa deu o salto para gigante internacional dos videojogos.