ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
O Teu PC É Um Tubérculo? Tenho A Solução.
O Teu PC É Um Tubérculo? Tenho A Solução.

Jogar os jogos mais exigentes até no PC mais modesto? Sim, é possível.

Jogar os jogos mais exigentes até no PC mais modesto? Sim, é possível.

Hoje venho-te falar do serviço Geforce Now que é mais um dos serviços cloud gaming (para PC e Mac) que experimentei e é sem dúvida o que me deixou mais satisfeito até agora. Já falámos aqui no Ainanas do PlayStation Now, que como muitos de vocês apontaram, não traz muitas vantagens a nível da biblioteca de videojogos versus custo.

Eu concordo, até porque se estás a pagar por algo queres o melhor que a Sony tem para oferecer e não apenas jogos do tempo do D. Afonso Henriques. Por isso e como sou teu amigo (não tens de quê), venho-te falar do Geforce Now.

Mas afinal de contas o que é isto?

Imagina que tens um PC como o meu que é uma batata e que quando tentas jogar alguma coisa desta geração, mesmo com tudo no mínimo, parece um slideshow do PowerPoint. Eu por exemplo uso um portátil já com alguns anos que nem gráfica dedicada tem. Mas, tal como tu, gostava de poder jogar cenas mais recentes como por exemplo o novo Assassin’s Creed Odyssey.

Com o Geforce Now já podes! Aliás, é o jogo que eu tenho jogado ultimamente. Esse e outros títulos como The Witcher 3, Overwatch, Fortnite Hitman 2. Entre outros mais.

Basicamente o que tu vais jogar é uma stream do jogo em questão. Como que se estivesses a dar comandos e a jogar um vídeo do Youtube? Acho que é a melhor explicação.

Os jogos são processados e renderizados pelos vários sites da Nvidia e a qualidade de imagem e o desempenho são parecidos com a experiência de teres uma placa gráfica GTX 1080.

Por enquanto está em beta gratuito e podes pedir a tua chave através do site deles, onde também poderás encontrar todo o tipo de informações como os requisitos ou até a lista de jogos compatíveis com este serviço.

Tenho só uma queixa que há um pequeno atraso na resposta dos comandos que em jogos de aventura e assim não irás reparar, mas em shooters mais mexidos tipo Fortnite e Overwatch vais notar que estás com uma ligeira desvantagem. Mas dá para jogares na boa se fizeres umas partidas casuais só para o fun, agora se te queres meter em rankeds e competitivo, não aconselho.

Isso e a chave para a beta que me demorou 3 meses a chegar porque há uma lista de espera grande. Mas aquilo que era uma curiosidade, tornou-se uma ferramenta do meu dia-a-dia, porque só assim é que consigo aproveitar os novos títulos que estão a sair este ano.

Vantagens?

Por enquanto é gratuito. Não tens de instalar os jogos, ou seja, basta selecionares e pronto, está pronto a jogar. A qualidade de imagem é mesmo muito satisfatória. Em vez de fazeres um upgrade de 1000€ que iria ser uma facada na tua carteira, instalas só o programa. Podes ter um portátil de 200€ e o Geforce Now vai-te dar uma experiência um pouco mais próxima do que terias num portátil gaming todo XPTO. Liga-se às tuas contas e reconhece os jogos que tens.

Desvantagens?

Os jogos que queres jogar têm de ser teus, quer tenhas comprado na Steam, na Battle.net ou Uplay, não há catálogo de jogos grátis. A não ser claro aqueles jogos que são grátis na Steam por exemplo. Tens de ter uma boa velocidade de internet, porque sem internet não vais conseguir jogar direito. Quase obriga a que tenhas de ter um cabo de internet ligado ao PC. As sessões de jogos são de 4 horas, assim que passarem as 4 horas tens de desligar o jogo e voltar a liga-lo para continuar, por isso cuidado com as partidas de CS:GO ou as raids no WoW. Jogos da Origin não são compatíveis, por isso esquece Battlefield V e Apex Legends. Esquece shooters competitivos, isto é melhor para jogos mais casuais, estilo single-player. A chave para a beta demora um bocado a chegar.

Conclusão?

Tentei ser o mais transparente possível, até porque acho que é um ótimo serviço e espero que fique em beta por mais tempo para que continue gratuito. A imagem é estável e dá para aproveitar na boa os jogos, tanto até que às vezes esqueço que estou a usar o programa. Parecendo que não, isto dá imenso jeito porque muita gente não quer investir num upgrade porque não joga assim tanto e então acaba por não compensar. Mas desta forma consegues dar uso ao equipamento que já tens.

Imagino que assim que começarem a pôr preços, o que se tem falado é que irás pagar X por X horas de jogo. Preferia que fizessem antes uma espécie de subscrição com um valor definido. Na verdade preferia que continuasse gratuito, mas isso claramente não irá acontecer.

Achas que é algo que te interessa ou que te daria jeito? Deixa aí nos comentários as tuas palavras de sabedoria.


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Jogos


Publicado por João Soares
Gosto de pão de forma com côdea, não discrimino.

Instagram: @basco_da_grama