ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Videojogos em formato físico ou digital, qual escolher?
Videojogos em formato físico ou digital, qual escolher?

Aceder a uma biblioteca virtual ou ter a tua coleção a fazer inveja aos teus amigos?

Aceder a uma biblioteca virtual ou ter a tua coleção a fazer inveja aos teus amigos?

Vamos partir do princípio em que vivemos num universo onde os jogos para PC ainda vêm em CDs e os nossos portáteis ainda têm leitores para isso. Assim há uma igualdade para todas as plataformas e já podemos perguntar, qual dos formatos é melhor? Físico ou Digital?

Vamos tornar isto mais interessante, se só pudesses escolher UM dos dois, qual seria?

Vamos ver os pros e os contras entre eles? Vamos lá.

Cria a tua própria coleção – Acho que além da experiência do jogo em si, poder ter uma coleção física de todos os jogos que já conquistamos traz uma satisfação grande também. E parecendo que não, até servem quase de “decoração” numa prateleira. Claro que podes ter uma coleção enorme digital, mas será que é o mesmo? Olhar para a minha coleção na Steam e olhar para os meus jogos da PS2 não é bem o mesmo.

Na hora de instalar – Hoje em dia todos os jogos que comprares vais ter de instalar, os tempos de meter o disco e toca a andar já acabaram (infelizmente). No entanto se tiveres o disco contigo é só colocares na consola e pôr a instalar, se for uma cópia digital vai depender da velocidade tua internet. Mas não te esqueças que para teres o disco vais ter de te deslocar à loja para o comprar e o digital podes fazer o download e ir tratando de outras coisas.

Partilhar – Na hora de emprestar aos amigos ou até fazer trocas, é muito mais prático só dares o disco e esperar que eles não o risquem todo ou que não se esqueçam de o devolver. Sim, porque emprestei o meu Final Fantasy X no meu 8º ano e ainda estou à espera que o meliante mo devolva.

Revender – Se comprares um jogo e um tempo depois não quiseres jogar mais ou te quiseres ver livre dele podes simplesmente vendê-lo em lojas que o aceitem tipo a CEX, Megamania ou Worten. No caso do digital já não tens essa opção.

Durabilidade – Um disco pode ser perdido, o cão pode lembrar-se de o trincar todo ou até roubado. Já um jogo digital, depois de o comprares é teu para sempre e está guardado na cloud, pronto a ser instalado numa das tuas plataformas.

Preços – Estive a pesquisar títulos exclusivos de cada consola e a comparar os preços na loja digital oficial da consola versus o preço de lojas físicas como as que mencionei em cima e as versões físicas estavam mais baratas. Para PC torna-se difícil fazer esta comparação como deves compreender. Claro, tem em conta que poderás encontrar mais barato em digital, isto foi apenas os exemplos que eu vi.

Resultado?

Acho que depende mesmo da tua opinião pessoal. Eu pessoalmente gosto mais das edições físicas, têm outro tipo de magia. A cena de poderes tirar o disco e colocar na consola e depois teres ali a tua coleção pessoal de jogos exposta na tua prateleira torna tudo uma experiência mais enriquecedora a meu ver. Só é pena é teres de lhes limpar o pó de vez em quando, mas um gajo até faz isso com gosto.

Como sempre a tua opinião é-nos muito importante e por isso esperamos por ti na secção de comentários, aqui ou no Facebook!


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Jogos


Publicado por João Soares
Gosto de pão de forma com côdea, não discrimino.

Instagram: @basco_da_grama