O britânico Josh Wardle criou um jogo de palavras brincando com o seu próprio apelido. Chama-se Wordle e tornou-se um fenómeno de sucesso.
O jogo é completamente gratuito, sem anúncios, não rende nada ao seu criador, e não está a ser usado para nada a não ser exercitar o cérebro de quem o experimenta. No início de novembro, tinha apenas cerca de 90 jogadores. Dois meses depois, já mais de 300 mil pessoas visitavam regularmente a página para tentar adivinhar a palavra do dia.
Sim, ao que parece o jogo é intencionalmente LENTO! Sem notificações e incentivos para continuares sempre agarrado a jogar… como acontece com a esmagadora maioria. Este até te recomenda só voltares no dia seguinte para tentares nova palavra.
Basicamente tens 6 tentativas para adivinhar uma palavra misteriosa. É uma espécie de jogo da forca, mas quando sugeres uma palavra o jogo diz-te que letras dessa mesma palavra estão na escondida, e se estão no sítio certo ou não.
Entretanto já apareceram réplicas nas lojas de jogos mobile, mas não são tão amigáveis como o original. Muitas têm anúncios, compras no jogo, recolhas de dados do utilizador, etc.
Se quiseres jogar o original, é aqui. Ou a versão portuguesa.