“Marquês de Pombal V – A Câmara de Lisboa Contra-Ataca” por Hugo Rosa
O plano de reorganização do Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade contempla 2 rotundas: uma interior e outra exterior. Mas está tudo maluco?! Os portugueses mal sabem circular numa rotunda, quanto mais em duas!
Façam o seguinte exercício: observem uma qualquer rotunda durante cinco minutos e vejam o perigo diário que a inconsciência portuguesa provoca. Observem a ausência de piscas, a ausência de civismo e a criação de um novo elemento de tráfego: a Rotu-“passa-por-cima-ò-boi”-nda!
Duas Rotunas? WHAT THE FUCK?!
E a ironia, Meu Deus…a doce ironia. Complicar toda a infra-estrutura em redor da estátua do homem que há mais de 250 anos simplificou Lisboa. Um homem que, depois do terramoto de 1755, planeou a Avenida da Liberdade de tal forma que ainda hoje, com seis vezes mais pessoas e infinitas mil vezes mais carros, é espaçosa. Há até quem diga que é espaçosa “a la ego do José Mourinho”. Basta pensar que, naquela altura, o meio de transporte mais comum era o coche.
A propósito, se nunca visitaram o Museu dos Coches não percam esta oportunidade para ficarem em casa com os bicos do fogão ligados.
Por outro lado, não consigo deixar de rir quando penso como terá o pobre Sebastião convencido o Rei a aceitar um projecto considerado no mínimo megalómano para a altura. É o equivalente a sugerir, hoje em dia, a construção de uma Terceira Travessia sobre o Tejo ligando Barreiro a Chelas.
Porquê Chelas? Porquê Barreiro? Passar pela Líbia dava muito trabalho?
E vocês conseguirão circular nas novas rotundas do Marquês?
Hugo Rosa
www.facebook.com/hugohrosa