Opel Ampera chega ao mercado europeu em 2011.
- Automóvel eléctrico com autonomia para mais de 500 quilómetros;
- Custo de utilização seis vezes inferior ao de um automóvel convencional;
- Cinco portas, quatro lugares e bagageira espaçosa: conforto e equipamento expectáveis num automóvel do Século XXI;
- Fase de pré-produção do Ampera já arrancou;
- Opel abre registos no seu sítio de Internet para garantir prioridade a potenciais clientes.
O automóvel eléctrico com extensor de autonomia Opel Ampera, equipado com uma inovadora tecnologia de motorização eléctrica que anula as preocupações com a autonomia, é a proposta que a marca alemã Opel se prepara para trazer ao mercado em 2011.
Trata-se de um automóvel de cinco portas, com quatro lugares e bagageira volumosa, que possui todas as características para substituir qualquer automóvel convencional sem impor limitações, podendo constituir-se, desta forma, como o automóvel único de um agregado familiar.
A tracção do Opel Ampera é sempre eléctrica, a qualquer momento e a qualquer velocidade. Em viagens até 60 quilómetros, o motor é alimentado exclusivamente pela electricidade armazenada na bateria de iões de lítio de 16 kWh, garantindo uma utilização totalmente isenta de emissões.
Quando a carga da bateria atinge o mínimo, entra automaticamente em funcionamento um motor-gerador instalado a bordo capaz de produzir electricidade para prolongar a autonomia do Ampera para mais de 500 quilómetros. A bateria do Ampera pode ser recarregada através de qualquer tomada eléctrica doméstica de 220/230 V. A operação de recarga completa dura cerca de três horas.
O sistema de propulsão do Ampera, que é praticamente silencioso, debita 370 Nm de binário instantâneo, o equivalente a 150 cv de potência. Este Opel eléctrico consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 161 km/h.
«O nosso automóvel eléctrico assegura mobilidade diária livre de emissões, não coloca problemas ao nível da autonomia, é dinâmico e reduz em seis vezes os custos com a energia para ser locomovido. Por tudo isto, e uma vez que não põe em causa a utilização prática no dia-a-dia, o nosso revolucionário sistema de motorização eléctrica é o tipo de tecnologia inovadora capaz de responder aos desafios energéticos e ambientais com que a indústria e o mercado se vão confrontar», afirma Guillermo Sarmiento, Director-Geral da GM Portugal.
A Opel estima que o custo para recarregar completamente a bateria do Ampera durante a noite será inferior a 1 euro. O automóvel fica, assim, preparado para circular até 60 quilómetros com alimentação exclusivamente eléctrica, isenta de emissões e com um custo estimado de apenas 2 cêntimos por quilómetro.
Uma carga completa da bateria do Ampera através da rede de electricidade terá um custo inferior ao consumo de um computador e respectivo monitor a funcionar durante um dia.
Vários estudos europeus e americanos revelam que cerca de 80 por cento dos condutores percorrem distâncias inferiores a 50 quilómetros no seu dia-a-dia. A autonomia de 60 quilómetros do Opel Ampera em modo exclusivamente eléctrico é, assim, suficiente para a mobilidade diária, isenta de emissões, da vasta maioria dos utilizadores de automóveis.
«A contagem decrescente para o lançamento do Opel Ampera já começou. A fase de préprodução arrancou e os testes decorrem dentro do calendário previsto. Perante o enorme interesse que o nosso modelo eléctrico tem suscitado, decidimos criar um espaço no nosso sítio de Internet onde os potenciais clientes se podem registar, aos quais garantiremos prioridade na eventual aquisição quando o Ampera inicializar a comercialização em Portugal», explica Guillermo Sarmiento.
O início de produção do Opel Ampera está agendado para o final de 2011. Os preços do modelo eléctrico da Opel ainda não foram anunciados.
Fonte: Opel Portugal