Os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) organizam todos os anos a “Noite da Medicina”, um momento de união dos estudantes da através da sátira aos aspectos do seu quotidiano. O video produzido em 2010 pelo 5º Ano merece sem dúvida uma referência aqui no ainanas pela qualidade e o humor! Parabéns Doutores.
[media id=1208 width=550 height=441]
Quem disse que com a saúde não se brinca?
Tnks: Cucuxi
A Noite da Medicina é um espectáculo académico realizado anualmente na última quarta-feira do mês de Outubro, cabendo ao 6.º ano do curso de Medicina a responsabilidade pela respectiva organização. O espectáculo conta com números de variedades musicais, dança, vídeo e actuações em palco, pretendendo interagir com o público e assumindo-se como momento de união dos estudantes da FMUL através da sátira aos aspectos do seu quotidiano.
A sua primeira edição teve lugar em 1978 na Sala de Alunos da AEFML, onde decorreu durante os seguintes 25 anos, até ser transferida para o Auditório da FMDUL em 2003. Em 2005 é novamente trasferida para a Aula Magna da Universidade de Lisboa, e a partir de 2008 passa a realizar-se no Coliseu dos Recreios de Lisboa.
Com uma plateia de 2756 pessoas e intervenção em palco de cerca de 450 alunos, trata-se do maior espectáculo organizado por uma Faculdade em Portugal, e do 3.º maior espectáculo académico nacional – ultrapassado apenas pela Monumental Serenata da Associação Académica de Coimbra e pela Monumental Serenata da Federação Académica do Porto.
Além da organização do espectáculo, este Núcleo Autónomo é ainda responsável pela organização dos seguintes eventos paralelos: jantar de boas-vindas ao caloiro, desfile “Moda Caloiro” e “Registo de Dadores de Medula Óssea”. Através desta iniciativa inaugurada em 2008 os alunos assumem o dever da solidariedade, incutindo esse espírito nos caloiros desde cedo ao unir forças com o Centro de Histocompatibilidade do Sul para levar a cabo um registo de Dadores de Medula Óssea na FMUL, como sensibilização para o flagelo da Leucemia.