Ricky Gervais é um dos comediantes mais engraçados e bem-sucedidos de sempre no Reino Unido.
Quer seja através de espetáculos de stand-up, programas de televisão inovadores ou a criar suspense em Hollywood durante as cerimónias de entrega de prémios, Gervais já fez de tudo um pouco.
Eis sete das suas melhores contribuições para a comédia:
7) A Invenção da Mentira
As participações de Gervais no cinema deixaram um pouco a desejar, principalmente em comparação com a sua performance na TV ou nos espetáculos de stand-up. Contudo, a sua participação em «A Invenção da Mentira» foi a exceção. O filme nunca será considerado uma grande obra-prima, mas teve uma exibição agradável e amigável, com Gervais a ter a possibilidade de mostrar os seus dotes de ator.
Num mundo onde todos dizem a verdade, Mark Bellison (interpretada por Gervais) torna-se na primeira pessoa capaz de contar mentiras e tira proveito desse facto. E o que fazer com tal superpoder? Ir para o casino, é claro! Em circunstâncias normais, as probabilidades da roleta dão uma vantagem a longo prazo para a casa – mas não no mundo de Bellison, pois ele encontra o caminho para ganhar uma fortuna!
O filme acaba por revelar o custo de viver numa mentira, ao mesmo tempo que «A Invenção da Mentira» se revelou na melhor performance de Gervais no mundo do cinema até aos dias de hoje.
6) Apresentação dos Globos de Ouro
Gervais já apresentou os Globos de Ouro por cinco vezes tendo, por vezes, chamado mais à atenção dos média que os próprios vencedores dos prémios. Apresentou os Globos pela primeira vez em 2010 e alertou que nada, nem ninguém, estaria fora dos limites. Ele manteve a sua promessa e serviu humor numa bandeja de ouro por várias vezes.
Desde destacar nomes como Mel Gibson e Charlie Sheen pelas suas respetivas controvérsias até zombar da atriz multimilionária Jennifer Lawrence devido a salários iguais; desde comparar Kim Kardashian e Kate Middleton a desenterrar Leonardo DiCaprio pela idade das suas namoradas, Gervais nunca se conteve.
O que torna estas edições dos Globos verdadeiramente memoráveis é a reação dos convidados – repletos de estrelas – que tentam desesperadamente ocultar as suas reações a piadas grosseiras ou genuinamente ofendidos por alguns dos seus discursos. Seja qual for o motivo, assistir à contorção da elite de Hollywood é «priceless».
5) Extras
Após o «The Office» ter-se revelado um fenómeno, todos os holofotes viraram-se para Gervais na expectativa de perceber qual seria a sua próxima obra-prima. E diga-se que quando o Extras chegou aos ecrãs, Gervais não dececionou os fãs. Ao longo de duas temporadas e um especial de Natal, o Extras traçou a ascensão e queda na carreira de um ator sem sorte – e também sem talento – que procurava desesperadamente a sua grande oportunidade e tinha um trabalho extra para ganhar notoriedade.
O filme conta com muitas participações especiais de estrelas icónicas do cinema – incluindo Ben Stiller, Samuel L. Jackson, Kate Winslet, Daniel Radcliffe, Patrick Stewart, David Bowie e, claro, Robert De Niro.
4) Stand-up Shows
Vamos contornar um pouco as regras e incluir uma série de espetáculos no quarto lugar. Todos os cinco espetáculos de stand-up são hilariantes, pelo que decidimos incluí-los nesta lista.
«Animals», em 2003, foi o primeiro grande espetáculo de stand-up de Gervais, seguindo-se «Politics» um ano depois. Seguiram-se o «Fame» em 2007 e o «Science» em 2010. Foi necessário esperar oito anos para ficar a conhecer o espetáculo de stand-up mais recente de Gervais: «Humanity», lançado pela Netflix.
Todos os cinco espetáculos são vagamente baseados na premissa do título, com Gervais a presenteando o público com humor, choque e surpresa. Gervais tem o dom de cativar a atenção do público e os seus espetáculos de stand-up demostram todo o seu talento enquanto comediante.
3) The Ricky Gervais Show
Gervais, ao lado de Merchant, começou na rádio e assim que a primeira série, «The Office» (co-criada por Merchant) foi para o ar, eles voltaram ao estúdio para o The Ricky Gervais Show. O show explodiu em popularidade por duas razões: a introdução de um terceiro convidado – Karl Pilkington – e a introdução de podcasts.
Embora o show fosse liderado por Gervais e Merchant, este evoluiu até concentrar-se predominantemente em Pilkington e na sua visão única do mundo. Provou ser uma fórmula de sucesso e o show se tornou-se na maior série de podcasts do mundo.
Seguiu-se uma série de animação na TV que colocou animações em todos os episódios do podcast, mas a versão puramente em áudio será lembrada como um trabalho único pela sua imprevisibilidade e pelos momentos de pura diversão.
2) After Life
Gervais dedicou-se ao humor negro para o seu papel em After Life e criou uma obra-prima para a televisão. O «After Life» conta a história de um jornalista local que bateu no fundo após a sua esposa morrer vítima de cancro da mama.
A série da Netflix faz o público rir e chorar na mesma medida, pois não só reúne alguns dos melhores humoristas do Reino Unido, mas também apresenta temas pesados como o luto, depressão e ausência de sentido da vida.
Gervais é excecional no papel principal e a co-estrela de Extras, Jensen, volta para interpretar Emma – uma enfermeira do asilo do seu pai senil que se torna no principal interesse amoroso. O resto do elenco de apoio, incluindo o psiquiatra perturbado interpretado por Paul Kaye e o assustador Brian Giffiths estão entre as melhores personagens secundárias de todas as séries de Gervais. O «After Life» terá uma terceira temporada e os fãs mal podem esperar para saber o que acontece a seguir.
1) The Office
É a escolha óbvia, certo? O «The Office» («O Escritório» em português) é um dos maiores programas de TV já criados e inspirou adaptações em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Mas o original continua a ser o melhor e David Brent, interpretado por Gervais, está entre as personagens mais icónicas da história.
O «The Office» foi um dos primeiros programas a dominar o estilo de filmagem ‘mockumentary’ e muitos dos elementos cómicos são extremamente subtis e subliminares. A série nunca deixa os espectadores relaxarem e foi concebida de forma a ser o mais autêntica e desconfortável possível.
À primeira vista, o «The Office» gira em torno de um chefe delirante revelando o que ele acredita ser a sua tão esperada possibilidade de alcançar a fama. Porém, a série é muito mais profunda e complexa e conseguiu resistir ao teste mais exigente de todos: o teste do tempo.
Não obstante Gervais tenha produzido outros trabalhos impressionantes ao longo da sua carreira e bem-sucedida, o «The Office» é considerado por muitos como o seu melhor trabalho.