ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Visita do Papa – Comunicações Móveis Suspensas
Visita do Papa – Comunicações Móveis Suspensas

Alan Schwartz, consultor de segurança a acompanhar a operação: "A existência de um risco de atentado de grau 3 em Lisboa levou-nos a solicitar um esforço sem precedentes às operadoras portuguesas. Entre as 16h e as 20h de dia 11 de Maio Optimus, Vodafone e TMN suspenderão todas as comunicações."

Entre as 16h e as 20h de dia 11 de Maio Optimus, Vodafone e TMN suspenderão todas as comunicações

Alan Schwartz, consultor de segurança a acompanhar a operação: “A existência de um risco de atentado de grau 3  em Lisboa levou-nos a solicitar um esforço sem precedentes às operadoras portuguesas: entre as 16h e as 20h de dia 11 de Maio Optimus, Vodafone e TMN suspenderão todas as comunicações (chamadas e sms).”

Lisboa: A viagem apostólica que se realiza no 10º aniversário da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto obriga a medidas de segurança especiais, explica Alan Schwartz, consultor de segurança a acompanhar a operação: “A existência de um risco de atentado de grau 3 levou-nos a solicitar um esforço sem precedentes às operadoras portuguesas. Entre as 16h e as 20h de dia 11 de Maio Optimus, Vodafone e TMN suspenderão todas as comunicações (chamadas e sms) de forma a condicionar a acção de potenciais terroristas.”

O Sumo Pontifice já se encontra em território nacional. O avião da Alitalia que transporta o Papa aterrou às 10h58 em Figo Maduro, cerca de três horas depois de ter partido de Roma. À espera de Bento XVI está uma enorme comitiva com as principais personalidades da elite política, militar e religiosa do país, incluindo o Presidente da República, o primeiro-ministro e o cardeal patriarca de Lisboa.

Enquanto nas igrejas do Patriarcado tocam os sinos para assinalar a chegada do Papa, cujo avião chegou a Lisboa acompanhado por dois caças F16 da Força Aérea, no aeroporto inicia-se uma cerimónia de boas-vindas a Bento XVI.

O avião com o Papa chegou a Lisboa acompanhado por dois caças F16 da Força Aérea. Poucos minutos depois, o aparelho parava em frente à passadeira vermelha que encaminhará Bento XVI até ao palanque onde se sentará ao lado do Presidente da República, Cavaco Silva. Por detrás do palanque, estão as bandeiras do Estado do Vaticano e de Portugal estão lado a lado.

D. Rino Passigato, núncio apostólico em Portugal, e o chefe do Protocolo, o embaixador Bouza Serrano, dirigiram-se ao avião, a bordo do qual convidaram o Papa a descer e a iniciar a sua visita. Pelas 11h07, Cavaco Silva e a primeira-dama, encaminharam-se para a entrada do avião. Um minuto depois, o Papa desceu e cumprimentou o chefe de Estado português, Maria Cavaco Silva e o cardeal patriarca de Lisboa.

Enquanto decorriam os cumprimentos oficiais, ouvia-se um coro de crianças e jovens da Academia de Música de Santa Cecília.

Cavaco Silva iniciou em seguida o seu discurso de boas-vindas a Bento XVI.

Após, a cerimónia, pelas 11h30, Bento XVI desloca-se em “papamóvel” para a Nunciatura Apostólica, na Avenida Luís Bívar, onde descansará esta noite. A acompanhar o Papa na viagem estará o cardeal Patriarca de Lisboa e o secretário pessoal de Bento XVI, Georg Gaenswein.

No Terreiro do Paço, tratam-se dos últimos pormenores para receber o Santo Padre, que celebrará pelas 18h00 uma missa num altar colocado em frente ao rio Tejo. Várias dezenas de pessoas encontravam-se já pelas 10h30 no local, para ver o resultado final do projecto elaborado pelo arquitecto Jorge Assis.