Apesar de fazer parte do imaginário de todos nós, com histórias que conhecemos desde a infância, a Disney ainda tem curiosidades capazes de nos deixar de boca aberta.
Ready? Comecemos então pelos dinossauros. Os Tiranossauros Rex retratados pela Disney têm sempre três dedos, ao contrário dos verdadeiros que só tinham dois. E porquê? Porque Walt Disney achava que dois dedos não assustavam ninguém e que três é que era. Ficou até hoje.
Disney criou uma cidade futurista. EPCOT, o segundo dos quatro parques temáticos da Disney World na Flórida, EUA, foi pensado e desenhado como uma cidade verdadeira. Dedicado à tecnologia e ao futuro, EPCOT que significa Experimental Prototype Community of Tomorrow, era para ser uma sociedade utópica e futurista, sonhada por Walter Disney. A ideia era ter cerca de 20 mil habitantes, ser uma comunidade modelo onde, entre outra coisas, os automóveis circulariam debaixo da terra para que os peões andassem sempre em segurança na rua.
O cheirinho a suor (dos outros) nos fatos da Disney. Até 2001 os trabalhadores da Disney encarregues de vestir os enormes (e quentes) fatos das personagens, tinham de partilhar com os colegas que também andavam dentro dos fatos, não só os corpos e cabeças das personagens mas também a roupa interior. Como não a podiam lavar em casa, já que fazia parte do fato e a Disney não permite que se levem esses acessórios para casa, os trabalhadores viam-se obrigados a partilhar também a roupa interior. Em 2001, depois de muitas negociações, os empregados da Disney, que durante o dia são o Mickey, Minnie e companhia, ganharam o direito a roupa interior lavada.
Os sapos que não são príncipes. Depois de ter saído o filme ‘A Princesa e o Sapo’, filme de 2010, mais de 50 crianças, na maioria meninas com menos de 10 anos, foram hospitalizadas com salmonelas por terem beijado sapos.
Pato Nazi. Durante a II Guerra Mundial, os estúdios da Disney fizeram uma curta metragem em que o Pato Donald sofria muito no regime nazi. Foi o único filme com Donald que ganhou um Óscar.