ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
6 Coisas que Fariam um Japonês Detestar-te
6 Coisas que Fariam um Japonês Detestar-te

Há coisas que para um ocidental são completamente inofensivas mas levam à loucura qualquer japonês. Confere estas 6 coisas que os deixam a espumar da boca.

Untitled-4

1 – Assoar o nariz em público
Nem pensar, a sério. Assoar o nariz em público no Japão é tipo pior do que ires cagar e deixares a porta aberta. Não só é visto como falta de educação como falta de higiene e um risco para a saúde das pessoas ao teu redor. Quando os japoneses precisam de se assoar vão de propósito à casa-de-banho.

2 – Presentes de Casamento
Se fores a um casamento japonês nunca ofereças nada de vidro, uma vez que o vidro é fácil de partir e oferecê-lo simboliza que esperas que também o casamento não dure.

3 – Lugar à mesa
O lugar onde te sentas à mesa é bastante importante no Japão e alvo de rigorosas regras de etiqueta. Quanto mais importante no grupo/empresa a pessoa for, mais longe se poderá sentar da porta. Os mais novos/menos relevantes deverão ficar junto da porta, com o simbolismo de que seriam os primeiros a proteger o resto do grupo caso existisse um ataque de alguém vindo do exterior.

4 – Rejeitar ofertas
Se um japonês engraçar contigo o suficiente para te oferecer chá, uma refeição ou qualquer outra coisa, pensa muito bem antes de recusar. Isso irá fazê-lo sentir-se humilhado, tratado abaixo de cão.

5 – Aceitar elogios
Dado o ponto anterior, este pode ser complicado de entender.. mas no Japão não deverás aceitar facilmente elogios uma vez que é visto como um sinal de arrogância. Se alguém te disser que estás bem vestido, não deves dizer “obrigado”, deves sim dizer que não estás nada de especial. Se alguém te disser que sabes muito de um assunto, não deves concordar, deves dizer que ainda estás a aprender.

6 – Gorjetas
No Japão a gorjeta é vista da maneira exactamente oposta em relação ao mundo ocidental. Por cá deixamos gorjeta como forma de apreciação por um bom trabalho de quem está a servir. No Japão acreditam que a honra de fazer o trabalho bem feito é o que realmente importa e é pelo prazer de fazer algo bem feito que o empregado é educado, simpático e prestável. Deixar-lhe gorjeta é desprezá-lo e chamar-lhe preguiçoso, como quem diz “não vales nada.. toma lá uns trocos a ver se para a próxima fazes melhor”.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades