ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
ALFAWISE U20: nova impressora 3D apresenta fortes argumentos
ALFAWISE U20: nova impressora 3D apresenta fortes argumentos

Foi há cerca de ano e meio que tive o meu primeiro contacto com uma impressora 3D: a ANET A8. Adorei e dei-lhe muito uso. No entanto, esta alfawise U20 arruma-a a um canto.

Foi há cerca de ano e meio que tive o meu primeiro contacto com uma impressora 3D: a ANET A8. Fiquei fascinado e dei-lhe bastante uso, tendo chegado a publicar review sobre ela ( podes ver aqui ). No entanto, esta Alfawise U20 arruma a Anet a um canto.

Os três pontos que gostaria de destacar à partida neste modelo “inspirado” no CR-10 da Creality 3D são: qualidade de construção, simplicidade e capacidade. 

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

A Alfawise é uma marca própria da Gearbest, e só a vais encontrar à venda por lá. Pelo que pudemos apurar a produção dos componentes para a impressora é subcontratada a players que estão bem instalados no mercado, como é o caso da Tronxy.

São materiais de grande qualidade. Neste caso a estrutura é toda feita numa liga reforçada de alumínio, resistente ao uso e de montagem estável. Isto ajuda a garantir também que as peças impressas vão ter maior qualidade.

Para além disto a impressora vem com um kit de ferramentas bastante completo, que vai ao pormenor de incluir cenas como um alicate para o corte do filamento, uma agulha para desentupir o extrusor e uma espátula para descolares as peças impressas da mesa. Basicamente dentro da caixa vem TUDO o que precisas para começar a imprimir.

 

SIMPLICIDADE

Depois de ter passado horas e horas a montar a Anet A8 quando a recebi ( acho que foram vários dias na verdade ), arregacei as mangas para mais uma aventura cheia de surpresas e dificuldades inesperadas para montar a Alfawise U20.

Imagina a minha surpresa quando só tive de prender uns parafusos de cada lado, ligar meia dúzia de cabos e ao fim de (literalmente) 10 minutos estava pronto para começar a imprimir. Tão simples que é quase ridículo.

Só para levar a experiência ao extremo decidi começar a imprimir sem configurar ABSOLUTAMENTE NADA. Fui buscar o modelo da soqueira que usei na review da Anet, passei-o para um cartão SD, coloquei na impressora e carreguei em print. Tão simples quanto isso. E não é que ela começou logo a imprimir? Fiquei parvo.


Isto é verdadeiramente trazer a impressão 3D para as massas. Algo simples, de grande qualidade, e com uma curva de aprendizagem muito amigável.

Podes começar a imprimir com praticamente zero conhecimentos de impressão 3D. Claro que depois podes estudar mais sobre temperaturas, vários tipos de filamentos, fazer experiências com a densidade das peças, etc.. mas antes disso tudo já podes estar a meter as mãos na massa e imprimir as tuas peças, o que é bastante motivador.

A impressora já vem com um cartão SD onde podes encontrar todo o software e drivers que vais precisar. O interface da impressora é touch o que torna a utilização ainda mais simples e intuitiva.

 

CAPACIDADE

Por fim, outro grande ponto forte desta impressora é a sua capacidade. Com uma área de impressão de 300 x 300 x 400 mm ( 36 litros de volume ) consegues fazer peças de um tamanho bem jeitoso. Nesta experiência inicial também percebi que ela é bem mais rápida a imprimir do que a minha Anet A8. A marca fala de uma velocidade de 150 mm/s e parece de facto ser à volta disso.

A Alfawise U20 vem com um rolo de filamento de 200g com 1.75mm de  espessura que podes usar para começar imediatamente a criar. A temperatura vai até aos 255ºC pelo que podes imprimir com filamento de vários tipos, como PLA, ABS, PVA, PP, TPU, wood filled, etc.

A marca garante uma grossura de camadas entre os 100 e os 400 microns, o que é comum e determinado essencialmente pelo nozzle. O fornecido com a impressora é de 0.4mm.  Também afirma uma precisão de 120 microns nos eixos X e Z e de 40 microns no eixo Z. Mais uma vez, está em linha com impressoras do seu segmento.

 

VEREDITO FINAL

Se queres uma impressora de grande qualidade que te vai permitir começar imediatamente a criar, esta é uma opção a considerar.

É um clone à altura da muito popular CR-10 da Creality 3D … e está bem mais em conta!

Podes encomendar na Gearbest através deste link.

Tem atenção ao escolher o método de envio. Deverás escolher o método PRIORITY LINE para evitar a alfândega.

Ir para a Gearbest


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades,Reviews