Para além de causar sofrimento a animais de forma profissional como toureiro, João Moura foi denunciado por fazer o mesmo na sua vida privada. O estado em que deixou os cães é absolutamente revoltante!
João Moura, toureiro de 59 anos, foi detido esta semana na sequência de uma investigação por maus tratos a animais.
A GNR deparou-se com um cenário chocante quando foi resgatar os cães do toureiro e alguns estavam em tão mau estado que o seu prognóstico é reservado e de momento não poderão sequer ser adotados, até estabilizarem. Infelizmente um dos 18 animais resgatados terá mesmo morrido enquanto era transportado para o abrigo.
Estavam subnutridos, sem quaisquer cuidados de higiene ou saúde.
Os animais foram recolhidos pela Câmara Municipal de Monforte para receberem cuidados veterinários. João Moura foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre.
Nos últimos anos, João Moura renegociou com o Fisco uma dívida da ordem do meio milhão de euros e a sua empresa de espectáculos tauromáquicos, Verónicas e Piroetas, “chegou a ter mais de 30 processos de execução fiscal” e “está ainda na lista de devedores ao Fisco no escalão entre 10 mil e 50 mil euros”. Diz por isso um vizinho que ele não tinha dinheiro para alimentar os animais.
Já Moura também garante estar de consciência tranquila:
“Já prestei as minhas declarações e estou em casa tranquilo e com a consciência tranquila. Não matei ninguém, não roubei ninguém, não tratei mal os meus cães, alguns estavam magros, mas não os tratei mal”
A GNR revelou as fotos que mostram a gravidade da situação.