ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
Preparados Para Viver Numa Casa Impressa a 3D?
Preparados Para Viver Numa Casa Impressa a 3D?

A questão pode causar alguma confusão perante aqueles que ainda desconheçam a tecnologia de impressão 3D em larga escala.

A questão pode causar alguma confusão perante aqueles que ainda desconheçam a tecnologia de impressão 3D em larga escala. O conceito de casa mantém-se relativamente inalterado há décadas. Recorrendo a materiais semelhantes, com maior ou menor inclusão tecnológica na elaboração de projetos e obras, não observámos, entretanto, uma revolução neste campo.

Aparte as casas modulares, que operam num segmento distinto, a construção de habitação enfrenta atualmente alguns desafios complexos.

A pandemia veio provocar um verdadeiro caos na complexa cadeia de fornecimento global. Como resultado, os preços dos materiais de construção aumentam para valores recorde e o mercado pondera abordagens únicas para solucionar este e outros problemas sistémicos.

 

Imprimir Uma Casa ao Nosso Gosto

Uma impressora de dimensões verdadeiramente ímpares. Assim são as modernas máquinas capazes de criar um espaço habitável em apenas algumas horas.

Se já conhece as pequenas impressoras 3D, capazes de moldar e esculpir pequenos objetos, o conceito não é muito distante na sua forma de funcionamento.

Com recurso a materiais cada vez mais sustentáveis, é possível erguer as paredes de uma casa e os resultados já se tornaram práticos. 

Recentemente, um casal holandês tornou-se nos primeiros habitantes de uma casa desta natureza. A premissa repete-se um pouco por todo o mundo, mas ainda longe de se apresentar como uma alternativa viável à abordagem tradicional.

Vantagens Consideráveis da Impressão 3D

Já mencionámos a utilização de materiais de natureza sustentável, mas as restantes vantagens são igualmente impressionantes.

Desde logo, a capacidade de encurtar o período de construção de uma casa de meses para apenas algumas semanas. Como resultado, o custo de construção é extremamente reduzido em comparação com a abordagem tradicional. 

Esta opção resulta ainda numa elevada eficiência dos materiais utilizados, que resulta em pouco desperdício.

Num mundo ideal, as impressoras 3D estariam amplamente disponíveis, com a capacidade de erguer bairros inteiros num curto espaço de tempo. Essa perspetiva está, infelizmente, ainda distante.

 

Desvantagens Temporárias

Como qualquer tecnologia numa fase embrionária de aplicação, existem ainda alguns desafios a superar.

Desde logo, o custo das impressoras 3D desta natureza, que se situam em centenas de milhares de euros. O investimento está muito para lá da capacidade económica da maioria das empresas de construção, especialmente quando consideramos a mão de obra especializada necessária para manusear estas máquinas.

Por fim, existem ainda limites técnicos a superar. As impressoras 3D apenas conseguem construir as paredes de uma casa, pelo que fundações, telhado, caixilharia e demais considerações tenham de continuar a seguir a abordagem tradicional.

Ainda que já exista tecnologia que permite ultrapassar a limitação de uma construção térrea, estamos a anos de ver esta opção como viável numa construção perto de nós.

Toda a tecnologia revolucionária esbarra na necessidade de investimento, adoção generalizada e soluções eficientes para as suas limitações. É ainda cedo para assumir que este será o futuro absoluto da construção nas próximas décadas.

É seguramente uma abordagem que merece consideração num mundo que luta por abordagens mais eficientes na utilização de materiais e na capacidade de fornecer habitação a preços acessíveis.


Categoria/s: Arquitectura