Chama-se “Cella bar”, situa-se na Madalena, no lado ocidental da ilha do Pico e está a ser elogiado por todo o Mundo.
Foi a necessidade de um espaço onde as pessoas pudessem estar à vontade a conversar e a tomar um copo que levou ao nascimento do Cella Bar – Bar e Restaurante de tapas, na Madalena, ilha do Pico, Açores.
Nesta zona balnear, já existia uma construção em basalto e a FCC Arquitectura decidiu rejuvenescê-la com uma extensão em madeira que já mereceu largos elogios. Assim, nesta área passaram a conviver dois espaços distintos – na construção original em basalto, abandonada há muitos anos, funciona o restaurante e na extensão contemporânea, em madeira, o bar.
Fernando Coelho, do atelier FCC Arquitectura, foi o responsável pela arquitetura, Paulo Lobo, pelo design interior onde se destaca a ligação ao vinho e a escultura do exterior ficou a cargo de Paulo Neves.
Enquanto as paredes, o teto e as portas do edifício original se mantiveram as mesmas, tendo sido restauradas, a nova extensão veio trazer uma criação contemporânea, orgânica e dinâmica que contrasta com a linguagem clássica do edifício onde está incorporada. No design do espaço é notória a influência do ambiente natural envolvente, incluindo o contorno da ilha, as rochas, as baleias e as castas de vinhos.
Um projeto de assinatura portuguesa que merece um valente reconhecimento. Um exemplo de que a arquitetura moderna também podem conviver com a paisagem natural do Açores, e com muito bom gosto.
VER FOTOS (19)