Com os olhos fechados, um sorriso na cara e a cabeça apoiada numa almofada, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi parece estar morto ou talvez só adormecido dentro de uma urna de cristal, tal como os Papas no Vaticano.
Este é “O Sonho dos Italianos”, ou pelo menos, assim o acham os artistas Antonio Garullo e Mario Ottocento, os dois primeiros gays italianos a casar em Amesterdão, em 2002. A obra de arte está exposta no Palazzo Ferrajoli, no centro de Roma, e já está a causar muita polémica.
‘Il Cavaliere’ tem a mão direita sobre o livro ‘Uma História Italiana’ e a mão esqueda dentro das calças, ligeiramente abertas. Nos pés, umas pantufas do herói de banda desenhada Mickey Mouse.
Os autores da obra explicam que a ideia que pretendem transmitir é a do “culto da personalidade dos líderes dos últimos tempos”. “Queríamos pôr o destaque entre a realidade contingente e o juízo histórico. Os italianos são, em última instância, ‘um povo de santos, poetas e navegantes’, pelo que Berlusconi tinha de estar numa exposição assim”, afirmam Antonio Garullo e Mario Ottocento.
A exposição vai estar aberta ao público até 30 de Maio. Pode ser que o ex-primeiro-ministro tenha tempo para visitá-la e espreitar como ficará na sua morte.
Fonte: CM