A barbearia Figaro’s Barbershop, em Lisboa, que se apresenta como exclusiva para homens e cães, foi invadida no sábado por um grupo de activistas em protesto contra a proibição da entrada de mulheres.
Cerca de duas dezenas de pessoas, homens e mulheres, quase todas de cara tapada com lenços e máscaras de formas canídeas, entraram na loja situada na Rua do Alecrim, junto ao Cais do Sodré, a imitar o ladrar de cães. Num vídeo, intitulado Ninguém nasce cão, vê-se que os funcionários da Figaro’s tentaram fechar a porta e expulsar os manifestantes, que ignoraram os letreiros colados na porta do estabelecimento, nos quais se lê a política da casa: os homens podem entrar, os cães também, as mulheres não.
“Uma loja que, na sua porta, adopta um discurso misógino, faz um gesto político: intervém no espaço público com uma narrativa de exclusão não muito diferente das lógicas segregacionistas que pensávamos terem ficado lá atrás, no passado”, afirma o blog feminista que divulgou o video. Depois do protesto de sábado, os activistas avisam que este “é só o início”. Resta saber porque é que elas queriam tanto ir tratar da barba.
Por seu lado, os responsáveis da barbearia garantiram que estas “provocações cobardes não farão com que a Figaro’s se desvie do conceito comercial que tem adoptado e que tem, felizmente, agradado ao público a que os serviços se destinam”. Prometem também que vão procurar responsabilizar os invasores “em sede própria, tanto a nível penal como civil”.
QUAL É A TUA OPINIÃO EM RELAÇÃO A ISTO?
Nós temos uma. Não é politicamente correta e pode não agradar a todos mas que se foda, isto é o ainanas. Essas badalhocas mal fodidas que se identificam como “feministas” quando na verdade são apenas mulheres ridículas, azedas e com falta de pila, faziam melhor figura se ficassem em casa a depilar as suas farfalhudas axilas do que a irem chatear quem está a fazer o seu trabalho, num espaço próprio onde têm todo o direito de criar um conceito. Têm alguma coisa contra, suas putas? Abram um cabeleireiro onde só podem entrar mulheres, who cares? Façam-no! Não têm é o direito de ir impor as vossas regras à casa dos outros.
Só mais um ponto para verem como são ridiculas: há ginásios só para mulheres ( vivfit, acho que se chama assim )… e não vêem grupos de homens a invadir o espaço e a chatear profissionais e clientes para afirmar os seus “direitos”, pois não, ò cretinas? Até para crianças.. há um espaço de festas de “princesas” onde só podem entrar meninas, para brincarem às dondocas. Vêem algum homem a ir para lá de tutu cor de rosa chorar que tem direito de entrar? NÃO TEM.. são as regras do espaço. Vão-se foder, caralho.
[to_like id=”25085″][/to_like]