ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Centenas de pessoas protestam SEM MÁSCARA em Lisboa
Centenas de pessoas protestam SEM MÁSCARA em Lisboa

Centenas de pessoas reuniram-se, ao molho e sem máscara, em Lisboa, para protestar contra as medidas impostas para abrandar a pandemia.

Entre os quase 30 mil que estão a assistir à F1 e os que continuam a fazer a vida como se nada fosse, não será de estranhar que nas próximas semanas os números continuem a subir.

Ainda que nos possamos esta a cagar para o número de novos casos, visto que grande parte até é assintomática, há 2 números que devem preocupar e muito: os internados e os internados em UCI. Estes dois números são até mais graves do que o número de mortos COVID, na nossa opinião. Os mortos já desimpediram o sistema, os internados não.

Há neste momento cerca de 1400 internados COVID-19 e cerca de 200 em cuidados intensivos. Os números estão a subir muito e nos internados já ultrapassaram os do pico de março/abril. Nunca houve tantos novos casos por dia.

Isto é obviamente preocupante porque podes apanhar COVID e ficar mal mas não haver cama disponível para ti… mas mesmo que não apanhes COVID… continua a haver milhares de outras razões que te podem levar ao hospital, e neste cenário podem também não ter disponibilidade para te receber.

Para além de ser uma doença chata em si, a COVID-19 é uma bruta pedra na engrenagem de um sistema que tem os recursos muito esticados e mesmo a funcionar “normalmente” já está sempre perto da rutura.

Se não se levar o problema do COVID-19 a sério e se continuar a espalhar a infeção, aumentando o volume de trabalho nos hospitais, há milhares de pessoas que vão morrer ou ficar mal.. não diretamente por causa do covid mas porque não foram atendidas.

Centenas de pessoas reuniram-se, ao molho e sem máscara, em Lisboa, para protestar contra as medidas que estão a ser impostas para tentar abrandar a doença e não deixar rebentar o Serviço Nacional de Saúde. É apenas disso que se trata.

É muito irresponsável não levar a situação que vivemos a sério. Não dá para gritar “Liberdade” sem gritar ainda mais alto “Responsabilidade”. Só podemos ser livres quando nos sabemos comportar e não colocamos em causa o bem comum, isso é básico em qualquer sociedade.

Acredite-se ou não na gravidade da situação atual, não é altura para ser mimado e só pensar no que nos apetece fazer. É altura para ser ponderado, calmo, cumpridor e resiliente. Daqui a uns meses se tudo correr bem podemos começar a retomar a normalidade… até lá era bom tentarmos não sobrecarregar o sistema.


Categoria/s: Curiosidades