Recentemente têm-se multiplicado por todo o país os relatos de quem vê o que parecem ser centenas ou mesmo milhares de luzes a deslocar-se no céu em formação ordenada.
Afinal o que se passa?
O Ainanas investigou e tem a resposta.
[to_like id=”25823″]
As luzes avistadas são balões com LEDs largados em festas de aniversário, casamentos e outros eventos. É uma versão moderna e barata do fogo de artifício que está cada vez mais na moda:
UPDATE: Recebido de um leitor após a publicação deste post.
Boa tarde,
Como muitos outros utilizadores da plataforma Facebbok, recebi uma actualização do Ainanas.com sobre luzes a deslocar-se sobre os céus de Portugal. Como alguns utilizadores da plataforma o sugeriram, a explicação mais obvia ou plausível seria o facto de estar em moda nos dias de hoje o lançamento de balões com mini leds incorporados mas existem outras situações em que tais explicações não encaixam.
Enviei um testemunho para o Ainanas.com mas reparei que não ficou registado ou seja, na altura ficou mas quando fiz a actualização da mesma ele desapareceu…desta forma intercedi á administração de forma a incorporar o mesmo na página oficial. Desde já explicito o facto de não ser consumidor de drogas alucinogenas, não sou bipolar ou seja não tenho qualquer problema do foro mental, não estava alcoolizado, existe mais uma testemunha sobre o ocorrido e pela minha honra declaro que tudo o que está no seguinte relato é 100% real.
Braga, ano de 2012, mês de Agosto, dia 20 por volta das 22:00 (mais coisa menos coisa), fui ao jardim fumar um cigarro. Ao deslocar-me á parte frontal da casa e já com o cigarro na mão constatei que um ponto de luz surge no céu do nada. Nesse momento fixo o olhar e uma luz, idêntica a uma estrela, perfaz um movimento descendente em 4 a 5 segundos permanecendo completamente imóvel sob a zona de são pedro de este/gualtar.
Reparei que nesse movimento descendente, na parte superior da referida luz uma cor esverdeada/azulada surgiu nos momentos iniciais da descida, ora, para quem está habituado a ver a entrada na atmosfera terrestre de objectos celestiais sabe perfeitamente que se deve ao atrito entre o objecto e a atmosfera por efeitos de velocidade/atrito.
Quando a referida luz estagna o movimento, verifiquei que a mesma, era de uma magnifica (sem ferir os olhos) cor branca como nunca dislumbrei em toda a minha vida. A percepcção que tive nesse momento foi de que essa luz branca estava dentro de um tipo de objecto circular cujos contornos se “mexiam” ou seja, parecia que estava “vivo”. Sempre fui daquelas pessoas que afirmava que se algo se passa-se sacava logo do tlm, ora o mesmo estava no bolso e nem me lembrei de o usar, pois estava completamente absorto pela situação. Gritei por um familiar que estava cá em casa (assim como mais outras pessoas) para virem ao jardim.
Enquanto o familiar não chegava ao pé de mim, o objecto (sem fazer qualquer tipo de som) que poderia estar entre uns 200 a 400 metros de altura (não tenho pontos de referência portanto faço uma estimativa) inicia o movimento em direcção a são mamede d´este. Nesse precisso momento uma pequena bola de luz acende-se no na parte de “trás” do objecto, ou seja, o movimento começa para a direita e a pequena bola de luz acende-se do lado esquerdo do objecto. A distância entre os dois focos de luz permaneçe constante, logo poderia sujerir que a 2 bola de luz (a mais pequena) estaria acopolada no corpo do objecto.
Corpo esse que eu não consegui definir, apenas as luzes. O meu familiar chega e a partir deste momento, passo a ter uma testemunha (a única até agora do meu conhecimento)da restante observação. O objecto começa a deslocar-se para são mamede d´este e sob a variante do fojo começa a virar á esquerda em direcção de gualtar. Quando atinge um determinado ângulo verifico que surgem duas boas vermelhas/rosas (de uma intensidade de cor que nunca vi também) na horizontal ao corpo principal.
Saliento o facto de que a bola de luz principal permaneçeu exactamente igual, sem mudanças de intensidade ou até mesmo de ofuscação (isso sugere que não seria um holofote mas sim uma fonte de luz que emitia para todos os seus lados na sua uniformidade). O contorno da luz principal continuou a “dançar” como se estivesse vivo. Dava para distinguir esse contorno. O objecto vira para gualtar em driecção á universidade do Minho e de repente acelera (não a uma velocidade estonteante) de forma bastante perceptória e vira em direcção a vila verde??? (adaúfe/vila verde). Apenas sei, e por formação profissional, que era um objecto não identificado, não convencional, cujos sistemas de propulsão não emitiam qualquer ruído que fosse.
Também constacto o facto da sua entrada na atmosfera terrestre… tenho a certeza do que presenciei foi algo fora do comum, diria eu bastante especial. Nós ficamos no jardim mais algum tempo a ver se viamos mais alguma coisa e qual não foi o nosso espanto, identificamos 4 aviões comerciais, com as luzinhas a piscar e com o som dos motores a rugir a perfazerem trajectorias distintas…nunca vi tanto aviões civis ao mesmo tempo em uma determinada area (sem ser na zona de aeroporto) e o que mais nos inquietou é que basicamente nem nos apercebemos da vinda deles….parecia que eles tinham surgido do nada…
Ora, ao entrar em casa, como qualquer pessoa interessada, vasculhei no google páginas de entidades portuguesas de ovnilogia e páginas pessoais e verifiquei que algumas pessoas, na zona norte tinham visto uma luz semelhante, não tão baixa, no dia anterior e no próprio dia com uma diferença de 20 a 25 minutos. Passados uns 2 dias, enviei um email para a estação de radares 1 e 2 da força aérea, assim como para a estação de radar de aviação civil no porto (aeroporto), explicando a situação e pedindo informações sobre qualquer tipo de voo de aeronaves naquele dia e naquela hora sobre os céus de Braga, sendo a resposta….NENHUMA..até aos dias de hoje não me responderam.
Achei de real interesse e importância deixar aqui o meu testemunho de forma a informar e a tentar acordar mentalidades, pois vejo opniões de determinadas pessoas que são como São Tomé…”ver para crer”….Por acaso eu já tinha presenciado outros 3 fenómenos que não vou explicar aqui, pelo menos por agora, assim como familiares directos meus também presenciaram, sendo uma das situações bastante aterradora. Posso vos dizer que 2 das minhas experiências foram sob os céus de Braga.
Desafio todos aqueles que têm interesse, a começar a pesquisar os céus de Portugal. A saber distinguir todos os corpo celestes e artificiais…e aí sim a constactar que algo ocorre e que nós, seres humanos estamos completamente a leste da realidade. A imensidão que nos rodeia apenas confirma isso…
Um obrigado á administração do Ainanas e a todos aqueles que dispenderam o seu tempo a ler este post.
Bem hajam. M
[/to_like]