ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
CERN pode ter descoberto a “Partícula de Deus”
CERN pode ter descoberto a “Partícula de Deus”

A razão pela qual tudo existe no universo, de um simples grão de areia a planetas, poderá ser explicada finalmente pelo CERN – Centro Europeu de Investigação Nuclear, na Suíça, graças à prova da existência do Bosão de Higgs, vulgarmente conhecido por ‘Partícula de Deus’.

A razão pela qual tudo existe no universo, de um simples grão de areia a planetas, poderá ser explicada finalmente pelo CERN – Centro Europeu de Investigação Nuclear, na Suíça, graças à prova da existência do Bosão de Higgs, vulgarmente conhecido por ‘Partícula de Deus’.

bosão de higgs

Os físicos têm tentado encontrar provas da existência do bosão de Higgs há quase 50 anos e, nos últimos dias, poderão ter finalmente encontrado a partícula, anunciaram esta quarta-feira os cientistas, explicando que a nova partícula tem características de massa e comportamento previstas para o bosão de Higgs.

“Posso confirmar que foi descoberta uma partícula que é consistente com a teoria do bosão de Higgs”, declarou John Womerley, da Britain’s Science & Technology Facilities Council, citado pela Reuters. Ainda não se sabe se as descoberta corresponde à formulação inicial de Higgs, se é uma variante, ou se é uma nova partícula.

O bosão de Higgs combina duas forças da natureza e mostra que são, de facto, aspetos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares.

O bosão de Higgs é, portanto, a última peça do puzzle para completar o modelo que tenta explicar a formação do universo. O chamado “Standard Model”, ou Modelo Padrão, é para os físicos o que a teoria da evolução é para os biólogos.

Os cientistas têm optado por manter a prudência em relação a esta descoberta, mas a comunidade científica regozija com os resultados preliminares. O próprio diretor do CERN, Rolf Heuer, afirmou que “este marco histórico é apenas o ínicio”, que tem “implicações globais para o futuro”.

Stephen Hawking
“Nobel para Peter Higgs”, defende Stephen Hawking

O cientista que deu nome ao bosão de Higgs, Peter Higgs, deveria receber o Prémio Nobel da Física. Quem o diz é o famoso físico britânico Stephen Hawking, que acaba de perder uma aposta de 100 dólares, depois de um grupo de cientistas do Laboreatório Europeu de Física de Partículas (CERN) ter anunciado nesta quarta-feira a descoberta de uma nova partícula, que, até agora, encaixa naquilo que se pensa ser o bosão.

“Este é um resultado importante e deveria dar a Peter Higgs o Prémio Nobel”, disse Hawking numa entrevista à BBC News. Peter Higgs previu a existência desta partícula em 1964. “Mas, de certa forma, é uma pena, porque os grandes avanços na física nascem de experiências que deram resultados que não esperávamos. Por isso é que apostei com Gordon Kane, da Universidade de Michigan, que a partícula de Higgs não seria encontrada. Parece que acabei de perder 100 dólares.”

No entanto, Hawking considera que a descoberta é de uma enorme importância. “Se o decaimento e outras interacções desta partícula forem como se espera, será uma forte prova para o tão conhecido modelo-padrão da física de partículas [o modelo que descreve as partículas elementares e as forças entre elas]”, disse Hawking.


PARTILHA ESTE POST