O consumo de cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos, segundo um estudo americano publicado pelo Journal of the Science of Food and Agriculture.
Segundo investigadores da Universidade da Califórnia, a cerveja é uma excelente fonte de silício, componente da dieta que contribui para melhorar a densidade óssea.
Estudos anteriores já indicavam a importância do silício para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos mas esta nova investigação associa-o directamente ao consumo de cerveja.
O estudo do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia analisou cem marcas de cervejas comerciais e verificou que elas tinham uma quantidade de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56,5 miligramas por litro.
Também uma universidade inglesa, King’s College, num estudo independente do anterior, refere que o consumo de 2 ou 3 cervejas por dia pode ser benéfico para os ossos. Mais do que isso não será recomendado, uma vez que o alcool tem o efeito oposto, podendo enfraquecer os ossos se consumido em excesso.