ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
CERVEJEIROS ARTESANAIS já forneceram 80 mil litros de desinfectante para ajudar o país
CERVEJEIROS ARTESANAIS já forneceram 80 mil litros de desinfectante para ajudar o país

Sempre soube que no fim desta merda toda, seria a cerveja a salvar-nos!

Sempre soube que no fim desta merda toda, seria a cerveja a salvar-nos!

Bem, não exactamente a cerveja, mas a malta que a produz. As pequenas unidades de produção artesanal de cerveja no nosso país tiveram uma atitude incrível e uniram-se para distribuir o desinfectante que tinham armazenado para quem mais precisa dele neste momento.

Segundo dá conta a SIC Notícias, a iniciativa partiu de produtores de cerveja perante as dificuldades de esquadras da PSP e unidades de saúde no acesso a desinfetante. Um grupo de 26 micro-cervejeiros disponibilizou o bactericida que usa nas suas unidades produtivas para ajudar a conter a Covid-19, revelando hoje que, só desde segunda-feira, já ofereceu 80.000 litros de solução desinfetante a instituições de todo o país.

Este desinfectante resulta da diluição do ácido numa determinada proporção de água, mediante procedimentos por técnicos “com a formação necessária para o fazer em segurança”, e tem vindo a ser distribuído pelas instituições que apelaram à ajuda dos cervejeiros, entre as quais “esquadras da PSP, centros de saúdes, lares de idosos, câmaras municipais, quartéis de bombeiros, etc.”.

Hugo Santos, proprietário e ‘brewer’ da Cerveja Chica, de Lisboa, deixou na quarta-feira nos Bombeiros de Queluz, por exemplo, nove litros de ácido peracético puro, com os quais a corporação irá agora produzir “3.000 a 4.0000 litros” de solução desinfetante.

Fantástico! É bom ver toda a sociedade a unir-se desta forma e a fazer tudo o que pode para se juntar ao esforço de guerra contra o COVID-19.

Ontem demos a notícia do que estava a acontecer em Espanha com os agricultores a fornecer equipamento e veículos para desinfectar as ruas, e imediatamente recebemos várias mensagens de agricultores portugueses que queriam oferecer-se também para avançar.

“Fazemos isto de forma oficiosa e alertamos bem que o produto final não é o ideal para limpeza das mãos, porque na pele pode ser corrosivo. É uma solução adequada, isso sim, para limpeza de superfícies como portas, maçanetas, corrimões, chão, carros, viaturas de bombeiros, hospitais e até ruas”

Hugo Santos

Chica, Trevo, Lindinha Lucas, Epicura, Temple Craft, Gayata, Rima, Piratas Cervejeiros, Velhaca, Post-Scriptum, Fidélis, Tough Love, Biltre, Sovina, Barona, Praxis, Xô Carago, Alvoreada, Ermida, Lince, Açor, Christeyns, Quimiserve, Lupum, Colossus e Maldita são as marcas de cerveja e distribuição envolvidas neste projeto solidário.

Quando tudo isto passar, vamos beber uma de cada!

Provavelmente é melhor não o fazer de seguida.