Nesta quarta, dia 18 de setembro, o Google Doodle faz uma homenagem ao 194° aniversário de nascimento do físico francês Léon Foucault.
Podemos ver e interagir com a mais conhecida invenção de Foucault, o pêndulo de Foucault, um dispositivo experimental que demonstra o efeito de rotação da terra. O aparelho também efetua uma medição inicial da velocidade da luz segundo as correntes de Foucault.
Quem foi Foucault
Léon Foucault era filho de um publicitário na cidade de Paris, onde nasceu no dia 18 de setembro de 1819. Depois de ter recebido a educação básica em casa, ele estudou medicina, deixando de lado essa matéria para se dedicar à física devido à sua aversão a sangue.
Juntamente com A. H. L. Fizeau, Léon realizou uma série de investigações sobre a intensidade da luz do sol, fazendo uma comparação com a luz de carbono na lâmpada de arco e com a de cal na chama do maçarico oxigênio-hidrogênio, além de observar também a interferência da radiação infravermelha e de raios luminosos que diferem grandiosamente no comprimento do caminho óptico, entre outras experiências que se tornaram famosas.
Em 1855, Léon Foucault recebeu a Medalha Copley da Rocal Society pelas suas “notáveis pesquisas experimentais”.
No mesmo ano, descobriu que a força necessária para rotação de um disco de cobre aumenta quando o disco gira entre os pólos de um íman, ao mesmo tempo que o disco se torna aquecido pelas “correntes de Foucault” induzidas no metal.
Os seus trabalhos científicos podem ser encontrados no Comptes Rendus, 1847-1869, e a homenagem que o google lhe fez pode ser encontrada aqui:
[to_like id=”25085″][/to_like]