Mais do que imaginas, a exploração do sistema solar e do Universo tem vindo a afetar a tua vida, mesmo nos aspetos mais básicos do teu dia-a-dia, que dás por adquiridos.
Aqui há dias partilhámos um vídeo sobre a nova missão da NASA que nos vai levar novamente à lua e, como sempre quando o assunto é a exploração espacial, surgiram aqueles comentários do tipo “para que é que se gasta tanto dinheiro com a exploração espacial quando há fome em África”, e as frases feitas do costume.
Primeiro que tudo, não se acaba com a fome porque não é do nosso interesse acabar com a fome. Gostamos de dizer que sim, mas lá no fundinho estamo-nos a cagar porque estamos de barriguinha cheia. Essa é a realidade.
Basta ver o que aconteceu com o COVID-19, uma doença relativamente “fraca” e que levou uma reação massiva por todo o mundo desenvolvido, que custou milhares de milhões a todos nós… mas foi EXIGIDA pela população, porque a doença nos podia afetar diretamente. Fomos nós a exigir o lockdown, a exigir o fecho das fronteiras, a exigir as máscaras e os testes. Se lutássemos por medidas de caráter social com a mesma paixão, os assuntos resolviam-se, de forma até mais barata. Só não queremos verdadeiramente saber, porque não nos afecta.
Falar da fome, ou da pobreza ou de outro assunto que não tem nada a ver para tentar desvalorizar a investigação científica parece apenas uma tentativa de encarnar a personagem do paladino das causas nobres nas redes sociais.. e não faz grande sentido.
Explorar o Universo, para além de ser a aventura mais emocionante e relevante da história da humanidade, tem vindo a trazer inúmeros desenvolvimentos para o dia a dia de todos nós, como lembra o Carlos Oliveira do AstroPT, citando um artigo com 50 vantagens que a exploração do espaço trouxe para as nossas vidas, inicialmente publicado no The Independent:
1 – Aspirador em casa.
2 – Sapatilhas/Ténis com caixa de ar: tecnologia inventada para capacetes espaciais na década de 1980, pelo engenheiro espacial da NASA, Frank Rudy.
3 – Aparelho de oxigénio para bombeiros: adaptado por engenheiros da NASA a partir de sistemas para astronautas.
4 – Cobertores para corredores de maratonas e para vítimas de acidentes de viação.
5 – Estradas e aeroportos mais seguros: que limpa a água do pavimento, aumentando a fricção e a segurança.
6 – Registo de temperatura do corpo: a tecnologia das pílulas engolidas pelos astronautas para saberem a sua temperatura e pressão sanguínea, é agora utilizada para monitorizar a saúde dos fetos.
7 – Carros de corrida mais rápidos: a fibra de carbono foi inventada por um Britânico que estava na Força Aérea e foi depois desenvolvida para as viagens espaciais, por exemplo, nos vaivéns espaciais. Agora é utilizada em muita coisa que utilizamos, desde raquetes de ténis até carros de Fórmula 1.
8 – Telhados melhores: material de fibra de vidro com teflon que era utilizado nos fatos dos astronautas na década de 1970, é agora utilizado em telhados por todo o mundo, incluindo no Dome de Londres.
9 – Ecologia: as tecnologias hoje utilizadas nos painéis solares foi desenvolvida pela NASA na década de 1980.
10 – Sistema de Aviso de Furacões e Tsunamis.
11 – Melhor frase de sempre: dita por Armstrong quando pousou pela 1ª vez o pé na superfície lunar. Agora é um ícone cultural da civilização humana.
12 – Melhores óculos-de-sol: feitos com base no material utilizado pelos capacetes dos astronautas. A marca Ray-ban utiliza esta tecnologia desde 1988.
13 – Melhor mapa de sempre de outro planeta: o primeiro mapa global de outro planeta foi feito pela sonda Mariner 9, em 1971, com base em 7.329 fotografias.
14 – Preservar arte: os “polyamides” testados pela NASA são actualmente utilizados para proteger estátuas de bronze da corrosão.
15 – Tecnologia de segurança nas viaturas: a tecnologia utilizada para desprender os foguetões de combustível que dão velocidade aos vaivéns espaciais, é hoje utilizada em equipamento para retirar pessoas de acidentes rodoviários.
16 – Melhorias no golfe: a tecnologia utilizada nos foguetões de combustível que dão velocidade aos vaivéns espaciais é agora utilizada nas bolas de golfe para lhes dar maior velocidade, e com isso maior profundidade nas tacadas.
17 – Asas dos aviões: a parte virada para cima na ponta das asas foi desenvolvida pelo Langley Research Center, da NASA, para reduzir a fricção com o ar.
18 – Comida liofilizada: desenvolvida pela NASA para as missões Apollo, agora é vendida por todo o mundo.
19 – Comida para bebés: ao investigarem algas (de modo a poder produzir oxigénio no espaço), cientistas da NASA descobriram que algumas algas contém ácidos que permitem incluir ingredientes que desenvolvem as capacidades visuais e mentais dos bebés.
20 – Aquecimento dos pés: botas térmicas para fazer esqui foram desenvolvidas com base nas botas usadas pelos astronautas nas Missões Apollo.
21 – Compreender o Universo: as imagens do Telescópio Espacial Hubble falam por si, e o conhecimento que transmitem eleva enormemente a cultura humana.
22 – Equipamento de desporto: equipamento com dispositivos anti-gravidade utilizado pelos astronautas na Estação Espacial Internacional é agora utilizado para treinos físicos de atletas.
23 – Parapentes: a tecnologia utilizada neles foi inicialmente desenvolvida pela NASA, para as missões Gemini, em 1957.
24 – Dentes melhores: os aparelhos dentários que utilizamos tem “Nitinol” que foi testado em satélites.
25 – Roupa que absorve calor: desenvolvida com base em tecnologia utilizada nos fatos espaciais.
26 – Cirurgia ao coração: os lasers utilizados hoje foram desenvolvidos pela NASA para monitorizar a atmosfera terrestre.
27 – Sistema de Suporte à Vida: a tecnologia utilizada nos hospitais foi desenvolvida para as missões Mercury, entre 1959 e 1963.
28 – Luz medicinal: a tecnologia LED, que é hoje utilizada desde televisões até hospitais e clínicas hospitalares, foi desenvolvida para auxiliar o crescimento de plantas na Estação Espacial Internacional.
29 – Membros artificiais: a nova tecnologia utilizada nestes aparelhos robóticos foi desenvolvida pela NASA para as viagens espaciais.
30 – Roupa interior inteligente: um novo sutiã que permite detectar cancro da mama foi desenvolvido pela NASA.
31 – Detecção mais cedo de fogos florestais: desenvolvida pela NASA na década de 1990, com tecnologia infravermelha.
32 – Investigação em plantas: desenvolveu-se bastante a partir do momento em que a NASA se interessou em enviar plantas para a Estação Espacial Internacional, com o objectivo de levar plantas para a Lua e Marte.
33 – Análise de cromossomas: desenvolvida com tecnologia da NASA.
34 – Menos lixo: tecnologia parar haver menos lixo foi desenvolvida inicialmente para os vaivéns espaciais.
35 – Melhor esqui: tecnologia desenvolvida pela NASA para manter as janelas limpas é agora utilizada nos óculos de esqui, nos óculos para mergulho, etc.
36 – Melhores travões: tecnologia da NASA permitiu desenvolver travões com materiais mais baratos, mais resistentes, e mais seguros.
37 – Melhor qualidade do ar: monitores de avaliação da qualidade do ar foram desenvolvidos com investigação da NASA.
38 – Tecnologia médica: o controlo sem fios do “pacemaker” existe devido ao desenvolvimento da telemetria pela NASA.
39 – Mais e melhor água: a purificação de água e a melhoria da sua qualidade, que tanto é necessário sobretudo em locais com falta de água potável (como África), utiliza a tecnologia desenvolvida para purificação de água no espaço.
40 – Fatos de natação: os novos fatos de natação, que permitem bater um sem-número de recordes nos jogos olímpicos, foram desenvolvidos com base na tecnologia utilizada nos fatos dos astronautas.
41 – Barco de salvamento: os barcos de salvamento, caso o navio afunde, ficam prontos em 12 segundos e sobrevivem a tempo com condições extremas. Ele foi desenvolvido para ir buscar os astronautas quando eles voltavam das missões Apollo.
42 – Kits de pressão sanguínea: foram desenvolvidos pela NASA para monitorizaram os sinais vitais de Alan Shepard em 1961.
43 – Tecnologia dos bombeiros: os aparelhos utilizados pelos bombeiros para salvarem pessoas sinistradas foram utilizados inicialmente pela NASA.
44 – Televisão por satélite: não existiria sem satélites. O primeiro satélite de telecomunicações foi enviado pela NASA em 1962.
45 – Cadeiras de rodas controladas pela voz: inclui a tecnologia de reconhecimento de voz desenvolvida pela NASA.
46 – Tecnologia para minas: a destruição segura de minas terrestres utiliza tecnologia de foguetões desenvolvida pela NASA.
47 – Pneus mais duradouros: desenvolvidos com materiais utilizados inicialmente nos pára-quedas utilizados pelas sondas da NASA que chegam a outros planetas.
48 – Prevenção de doenças nos olhos: as máquinas nos oftalmologistas utilizam técnicas de processamento de imagens desenvolvidas pela NASA.
49 – Alarmes pessoais: utilizam tecnologia desenvolvida para telemetria espacial.
50 – Primeiras fotos dos anéis de Saturno: levaram a um melhor conhecimento da formação do sistema solar.