A 5 de dezembro de 2022, cientistas do National Ignition Facility alcançaram um avanço colossal na fusão nuclear, ao conseguirem produzir uma reação com ganho de energia.
Pode ser um passo em direção a um mundo onde a fusão é uma fonte ilimitada de energia limpa. Mudaria definitivamente a nossa sociedade. O 60 minutos lançou uma reportagem sobre esta fascinante tecnologia que “imita” o funcionamento do sol. Vê aqui.
A fusão nuclear é o processo pelo qual dois núcleos leves se unem para formar um núcleo mais pesado.
Essa reação é o que ocorre no sol e em outras estrelas, e é a fonte de toda a energia da vida na Terra. A fusão nuclear também é vista como uma possível fonte de energia limpa e segura para a Terra.
A fusão nuclear é diferente da fissão nuclear, que é o processo pelo qual um núcleo pesado é dividido em dois núcleos menores. A fissão nuclear é a fonte de energia utilizada em centrais nucleares convencionais.
A fusão nuclear é difícil de ser alcançada devido às altas temperaturas e pressões necessárias para que os núcleos sejam forçados a se unir. No entanto, a fusão nuclear é uma fonte de energia muito mais limpa e segura do que a fissão nuclear. Não há produção de resíduos radioativos perigosos e o risco de acidentes é muito menor.
Cientistas anunciam feito inédito em fusão nuclear e abrem caminho para energia limpa infinita