Amanhã, 4 de Dezembro de 2014, a humanidade dá um grande passo a caminho de Marte: a Nasa fará o seu primeiro teste de voo da Orion, a nave criada com o objectivo de levar seres vivos para o planeta vermelho.
[to_like id=”30958″]
A nave, criada justamente para transportar astronautas num longo voo pelo espaço profundo, é a primeira cápsula espacial projectada pela agência espacial desde a última Apollo a pousar na Lua, em 1972.
Segundo as estimativas, a Orion é capaz de viajar muito além da distância da Lua, e no seu primeiro teste, ainda sem tripulação, fará um percurso de 5,8 mil quilómetros. Enquanto estiver no ar, durante cerca de 4 horas e meia, a nave orbitará duas vezes ao redor da Terra com mais de mil sensores acoplados.
O briefing da missão da Nasa para Marte:
Estes sensores serão valiosíssimos para a Nasa, recolhendo informações importantes para transportar humanos em segurança.
Espera-se que o primeiro voo tripulado da Orion levará os astronautas a explorar um asteróide que entrará em órbita estável ao redor da Lua. Em seguida, devem regressar à Terra com informações valiosas para as missões com destino a Marte.
Os voos para o planeta vermelho devem acontecer em 2030.
[/to_like]