Os Cinemas NOS acabam de formalizar uma parceria com a CJ 4Dplex Co que vai permitir ver, pela primeira vez em Portugal, os melhores blockbusters em várias dimensões, com a tecnologia 4DX.
Vento, chuva, nevoeiro, cheiros e movimentos são apenas alguns dos truques que esta sala tem na manga. Já há alguns museus e parques de diversões com esta tecnologia, mas nos cinemas ainda não há nada assim em Portugal. As primeiras salas de cinema do país com esta tecnologia abrirão durante o primeiro semestre do ano, em Lisboa e no Porto.
Esta é a primeira tecnologia multidimensional adaptada ao cinema comercial, oferecendo ao público uma experiência audiovisual sem precedentes, com efeitos e sensações sincronizados com o filme.
Cada sala 4DX está equipada de forma a conseguir mais de 20 efeitos diferentes, maximizando a sensação de envolvimento e integração no filme. As cadeiras são equipadas com um sistema eletrónico de movimentos permitindo simular inúmeras sensações como voar, cair, acelerar ou travar. A sala permite ainda a recriar efeitos ambientais e contextuais, como vento, água, chuva, nevoeiro, aromas, entre outros, numa perfeita sintonia e sincronia com as imagens do ecrã.
“Depois de termos lançado a experiência IMAX em 2013, a tecnologia 4DX é uma nova abordagem e uma outra fronteira. Vamos proporcionar cinema ainda mais imersivo e dar outra dimensão à exibição de cinema”
Luís Roboredo Mota, administrador dos Cinemas NOS
Actualmente há mais de 180 salas de cinema 4DX em 37 países, pelo que Portugal se junta assim a uma nova forma de viver o cinema. Inovações como esta, que diferenciam o cinema, são o melhor “combate à pirataria” que pode existir.