Tenho de ver este documentário sobre a vida de um homem lendário. Bruce Lee, mais do que um ator ou um mestre de artes marciais, era um estudioso, um filósofo e um homem que vivia à frente do seu tempo em muitos aspectos, rejeitando preconceitos e procurando a excelência a todos os níveis, através da adaptação, da flexibilidade, da abertura de espírito e da prática contínua de auto-melhoramento.
Em 1971, depois de ser rejeitado por Hollywood, Bruce Lee voltou à terra natal de seus pais, Hong Kong. Nos dois anos seguintes, ele completou quatro filmes icónicos que definiriam o seu legado, um legado interrompido quando ele morreu de forma trágica e inesperada no verão de 1973. Tinha apenas 32 anos, e ainda muito para dar.
O documentário “Be Water” é uma visão íntima não apenas dos anos finais e definidores da vida de Lee, mas da complexa, muitas vezes difícil e sísmica jornada que levou ao surgimento final de Lee como um ícone singular nas histórias do cinema, das artes marciais e até da ligação entre os mundos oriental e ocidental.
O documentário narra os primeiros tempos da vida de Lee, como filho de uma estrela de ópera chinesa nascida enquanto seu pai estava em turnê em São Francisco e depois criado em Hong Kong. Foi, como muitas, uma infância por vezes conturbada.
Enviado para morar na América aos 18 anos, começou a ensinar Kung Fu em Seattle e estabeleceu uma performance que incluía sua futura esposa, Linda. Com a sua ambição sempre crescente, Lee acabou por ir para Los Angeles, onde se esforçou para entrar no cinema e na televisão americanos. Lá, apesar de algum sucesso como coreógrafo e ator de luta, ficou claro que Hollywood não estava pronta para um protagonista asiático – então ele retornou a Hong Kong para fazer os filmes que o tornariam uma lenda.
Be Water é contado inteiramente pela família, amigos e colaboradores que conheciam melhor Bruce Lee, com uma coleção extraordinária de filmes, fornecendo uma tapeçaria visual evocativa e imersiva que captura o carisma de Lee, a sua paixão, a sua filosofia e a eterna beleza e maravilha da sua arte.