“Houve um despertar. Sentiste-o?” Estas são as palavras que abrem o primeiro trailer do sétimo capítulo da saga ‘Star Wars’, que chega aos cinemas em Dezembro.. de 2015.
Mais à frente ainda se escuta a frase “o lado negro e a luz.” As pistas são poucas e, ao longo dos 88 segundos de imagens, quase nada desvendam sobre o que aí vem. Estima-se que o filme vá custar pelo menos 160 milhões de euros.
Com o título ‘A Força Desperta’, este capítulo, que vai iniciar uma trilogia “para as novas gerações”, decorre, em termos narrativos, 30 anos depois de ‘O Regresso de Jedi’ (1983) e vai trazer de volta o elenco original, com os atores Harrison Ford, Mark Hammill e Carrie Fisher a retomarem as personagens, respetivamente, de Han Solo, Luke Skywalker e princesa Leia.
A ausência do trio de protagonistas deste primeiro trailer tem sido o principal motivo de crítica dos fãs, mas a expetactiva é o sentimento dominante. Também há muitas questões em relação a J.J. Abrams como realizador, nem todos aprovam.
Várias recriações amadoras das primeiras cenas reveladas têm sido partilhadas online, como uma protagonizada por bonecos Lego que já foi vista por quase 900 mil pessoas.
Há também vídeos com admiradores da saga que se filmaram a ver, pela primeira vez, o novo trailer. Caso do cineasta americano Kevin Smith que, satisfeito com o resultado, exclamou para a câmara: “J.J. [o realizador do novo filme, J.J. Abrams] terás o meu dinheiro.”