Se lembram do projeto LHC, com o objetivo de simular a aceleração de partículas, colidi-las e estudar seus efeitos? Uma pequena pane fez com que o projeto fosse interrompido para novos estudos e reformas.
De acordo com o Plantão Info, o Centro de Física Nuclear Europeu anunciou que a reinauguração do aparelho irá acontecer no final de setembro deste ano.
Porém, uma surpresa está sendo preparada pelo centro de pesquisa. Quem ligará a máquina este ano é Tom Hanks, ator que está gravando um filme dentro do CERN, o Anjos e Demônios, fazendo o papel do professor Robert Langdon.
Alguns consideram a ação como uma jogada de marketing, porém, o filme está previsto para ser lançado em pelo menos 5 meses antes do instrumento ser ligado. O LHC teve um investimento pesado: foram precisos 7 mil físicos e outros especialistas, quase 4 bilhões de dólares e 12 anos de trabalhos árduos.
Blogs e sites criaram muitas expectativas sobre esta máquina, alguns inclusive fazendo teorias conspiratórias sobre o possível efeito destruidor da máquina. É especulado que a colisão possa criar um buraco negro, que sugará a Terra.