Robert Mazur é um ex-agente governamental que investigou a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas para a Administração de Repressão às Drogas dos EUA (DEA), as finanças (IRS) e o Serviço de Alfândegas.
Enquanto estava profundamente infiltrado em áreas problemáticas como a Flórida, Colômbia e Panamá, Mazur conseguiu se infiltrar com sucesso em grupos criminosos e cartéis, incluindo o de Pablo Escobar, posando como um empresário rico ligado à máfia. Ele ajudou a gerir as fortunas ilícitas dos cartéis de Medellín e Cali, ao mesmo tempo que recolhia provas que levariam a alguns dos maiores processos por lavagem de dinheiro na história.
Ele fala com a Insider sobre como os cartéis estruturam os seus ativos e movem dinheiro através de “smurfs”. Também aborda o uso de negócios legítimos, como cadeias de joalharias e empresas de corretagem hipotecária.
Mazur é o autor de “The Infiltrator”, que se tornou um best-seller do New York Times e inspirou um filme de 2016 com o mesmo título, estrelado por Bryan Cranston (como Mazur) e John Leguizamo. Cranston está pronto para interpretar Mazur novamente na sequela atualmente em desenvolvimento, baseada na segunda memória de Mazur, “The Betrayal”. Hoje, Mazur fala e presta consultoria em todo o mundo por meio da sua empresa, KYC Solutions.
Aqui, ele explica como funciona a lavagem de dinheiro no mundo real: