O sonho lúcido é aquele em que temos a fantástica capacidade de controlar as nossas ações e, algumas vezes, até o próprio desenrolar do sonho.
As pessoas que exploram intencionalmente as possibilidades dos “sonhos lúcidos” chamam-se “onironautas” (do grego “exploradores de sonhos”). O tema atrai a atenção de psicólogos, autores independentes, e de todos os que querem ir mais além nas suas experiências.
Os “sonhadores lúcidos” normalmente descrevem seus sonhos como animados, coloridos, e fantásticos. Muitos comparam a uma experiência espiritual e dizem que conseguir sonhar assim mudou a sua maneira de viver ou a sua percepção da realidade. Alguns afirmam que os sonhos lúcidos são como uma “hiper-realidade”, aparentando muitas vezes serem mais reais que a própria realidade quando acordados.
Técnica do Som – Ter sonhos lúcidos logo ao adormecer:
Não sei se contigo este método vai funcionar, mas posso garantir que funciona. Descobri este método por mim próprio, pelo que posso garantir que é eficaz para conseguires ter sonhos lúcidos logo ao adormecer.
ATENÇÃO: ao tentares ter sonhos lúcidos há a possibilidade de ficares preso num estado entre o “a dormir” e o “acordado”. Estás acordado e queres mexer-te ou falar mas não consegues. Essa experiência (paralisia do sono) pode ser bastante assustadora mas não é perigosa. Se isso acontecer não entres em pânico, só dura uns minutos no máximo.
- Tenta que o teu quarto esteja o mais silencioso possível, sem qualquer barulho, nem sequer o tic-tac de um relógio. Se for preciso usa tampões nos ouvidos. Este ponto é fundamental.
- Começa a imaginar um ruido simples, um zumbido ou um som eletronico. (eu costumo imaginar oohmmmmmm).
- Força-te a acreditar que estás mesmo a ouvir o som que estás a imaginar. (este passo é dificil de explicar)
- Quando te parecer que estás MESMO a ouvir aquele som, afasta-te do “controlo” do som. Deixa que ele evolua independentemente da tua vontade consciente e se comece a transformar noutros sons. Em música mesmo.
Quando isso acontecer e estiveres a criar uma música e a ouvi-la sem a controlares já estás no “modo sonho”.
Bem vindo ao sonho lúcido, diverte-te!