ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro
Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro

Este é o primeiro de uma série de episódios que Emmanuel Acho, jogador de futebol americano na NFL, espera ser longa.

Este é o primeiro de uma série de episódios que Emmanuel Acho, jogador de futebol americano na NFL, espera ser longa.

Chama-se “conversas desconfortáveis com um homem negro”, e foi criado a pensar nos brancos. É um segmento em que Emmanuel tenta explicar aos seus amigos brancos e a todos os que o contactam, exactamente o que se passa, ajudando-nos a ficar por alguns momentos no lugar dele.

No contexto da onda de revolta social que se vive na América e já em algumas outras partes do Mundo, Emmanuel vem responder a questões como:

Porque é que estão a fazer motins em vez de manifestações pacíficas“, ou “porque é que os pretos podem chamar n*gga uns aos outros mas os brancos não“.

Segundo Emmanuel, mesmo para ele que é um privilegiado, a cor de pele continua a ser um entrave que condiciona a sua ação diária e lhe pesa em cima assim que põe o pé fora de casa.

Não é muito fácil explicar isto a quem nunca o sentiu na pele. Sabes quando vais a conduzir e vês um carro da polícia e te endireitas imediatamente e olhas logo para a velocidade a que vais? Mesmo achando que não estás a fazer nada de mal, ficas um pouco tenso naqueles primeiros segundos. E sabes que em princípio os gajos não têm nada contra ti.

Mas imagina se tivesses sempre essa sensação quando vais a conduzir ou a andar na rua, cada vez que te cruzas com um polícia, teres sempre medo de ser confundido com alguém, ou submetido a um escrutínio desproporcional. Cada vez que tens uma discussão com alguém tens medo que se a cena descambar assumam automaticamente que a culpa é tua pela tua aparência.

É deste tipo de preconceito que muita gente sente na pele cada vez que entra numa loja, tenta arranjar emprego, etc.. é difícil perceber para quem nunca passou por isso, mas é duro, não é forma de viver.

Obviamente não justifica nada do que se está a passar na parte da destruição, pilhagens, violência… que acaba por ser puro aproveitamento de uma questão que realmente precisa ainda de melhorar muito. Mas também é algo que precisava de ser trazido para a ordem do dia, em particular na América mas não só.

Concordando ou não, vale certamente a pena ouvir este ponto de vista, para não ficar apenas pelas imagens que nos chegam na TV.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades