ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
COVID-19: como lidar com a ansiedade
COVID-19: como lidar com a ansiedade

Se por um lado é péssimo ignorar a presente ameaça e fazer a vida como se nada fosse, indo para os bares ou para a fila do centro comercial sem necessidade... por outro também não podemos cair no stress e na ansiedade.

Se por um lado é péssimo ignorar a presente ameaça e fazer a vida como se nada fosse, indo para os bares ou para a fila do centro comercial sem necessidade… por outro também não podemos cair no stress e na ansiedade.

Eu próprio, não estando particularmente stressado, tenho notado que ando a dormir menos. Estou a deitar-me mais tarde, fico a pensar nas consequências que isto pode ter, nos planos “B”, “C” e “D” que posso ter de por em prática se as coisas não correrem como planeado nas próximas semanas, nos mais variados aspectos da minha vida.

Inevitavelmente, mesmo que sejamos fortes psicologicamente, isto traz uma certa ansiedade e desgaste mental. Estamos fora da nossa zona de conforto. Mas temos de combater isso e procurar manter bons hábitos de descanso, entre outras coisas.

Chegou-nos hoje a mensagem de uma psicóloga que lembrou para este importante aspecto que ainda não tínhamos visto ser referido: é preciso lidar com a ansiedade neste tempo de crise.

Segundo Soraya Bento Morais (@relat.us):

“A situação que todos atravessamos, exige medidas que devem ser cumpridas, e respeitadas para o bem comum. Estas medidas (não ideais, mas necessárias) bem como a informação que circula em tempo real e ou outras informações, despertam sentimentos tais como o medo, a dúvida/incerteza, a culpa, a competência/incompetência, o alarme e o exagero. Face a estes sentimentos, é mobilizada a ansiedade como resposta.”

A psicóloga explica também que a ansiedade, nesta situação, tem por base um dos instintos mais básicos: a sobrevivência (segurança).

Soraya deixa ainda um conjunto de importantes recomendações para mantermos a nossa sanidade mental neste período desafiante:

– Segue, estritamente, as orientações da DGS/SNS;

– Tem bons hábitos de sono – um bom descanso promove maior consciência e melhor raciocínio. Dormir pouco, ou mal, também prejudica a nossa imunidade;

– Mantém a rotina – extremamente crucial para o bem-estar;

– Mantém o contacto com as pessoas importantes para te (de forma a que o isolamento não se transforme numa prisão e, permita uma partilha sobre o que é sentido);

– caso sintas que a informação constante e por vezes dramática sobre o tema te está a causar demasiado stress limita a tua exposição a notícias. Vê menos ou pede a alguém próximo que veja e te mantenha informado do que for realmente importante.

Agradecemos também ao nosso amigo David (@davids3c) por nos ter feito chegar esta informação. Ele também está a fazer um trabalho importante, numa área completamente diferente. Com muitas empresas a verem-se obrigadas a passar de um momento para o outro para um regime de trabalho à distância estão a ser levantados muitos problemas de cibersegurança.

Ele é especialista nessa área e neste período está a oferecer-se para dar aconselhamento gratuito a quem precise de trabalhar à distância da forma mais segura possível.

Lá está, são as consequências para a sociedade que vão muito para além do vírus em si. É bom ver cada um a tentar ajudar na sua área, tal como nós estamos a tentar fazer aqui no Ainanas.

Fiquem seguros, amigos! Estamos juntos. 


Categoria/s: Curiosidades