Uma mega operação internacional, liderada pelo FBI e pela Interpol em colaboração com a polícia australiana e várias outras polícias locais está a dar que falar.
A polícia conseguiu infiltrar-se nas comunicações de várias organizações criminosas ao longo de 3 anos, culminando com detenções em simultâneo em 18 países. Mais de 800 pessoas detidas, só na Austrália foram mais de 200.
Nesta “operação trojan shield” mais de 8 toneladas só de cocaína foram apreendidas, bem como 22 toneladas de cannabis, 250 armas de fogo e 48 milhões de dólares. Dezenas de planos de homicídio foram travados, de um dia para o outro.
Da máfia a cartéis de droga, foi tudo corrido a algemas. Ao menos continuam entre os amigos do costume quando estiverem a ver o sol aos quadradinhos. Claro que é apenas uma gota no oceano do crime, mas não deixa de ser de louvar! Grande trabalho da polícia.
O truque foi tão simples que quase parece fácil demais. Agentes da polícia australiana estavam a beber uns copos com colegas do FBI quando surgiu a ideia: ‘e se criássemos uma app falsa para os criminosos supostamente falarem “com toda a privacidade” e depois os apanhássemos a denunciarem os seus próprios planos‘. Funcionou.
A APP “Anom”, que aparentemente passava também pela distribuição de “smartphones impossíveis de rastrear” teve mais de 16 mil utilizadores. Tudo estava a ser lido pelo FBI.