Há poucas coisas tão assustadoras como a maldade aleatória, sem motivo nem propósito. Por vezes podes ter a vida desfeita – ou perdê-la – apenas por estar no lugar errado à hora errada.
João Azevedo, 29 anos, natural de Vila Meã (Amarante), estava à porta de uma loja de Kebabs junto à estação de comboios de Morges, na Suíça. Preparava-se para jantar com a namorada.
Do nada, um desconhecido, encapuzado e vestido de preto, apareceu e esfaqueou-o duas vezes, pondo-se a correr em fuga. Quem estava no local mal se apercebeu do que se tinha passado.
Não havia como reagir, não houve qualquer discussão ou luta. Apenas um assassinato aleatório de um rapaz que estava há uns meses emigrado na Suíça a trabalhar na apanha de fruta e numa empresa de mudanças, a tentar fazer a sua vida.
Uma testemunha no local relatou que “Aconteceu tudo muito rápido. A vítima estava em frente ao kebab com a namorada, quando ele veio a correr, esfaqueou-o e fugiu, aproveitando a confusão. Ouvimos gritos de uma mulher. Pensámos que era uma assalto, mas de repente vimos o homem no chão. Os polícias e a ambulância chegaram rapidamente, mas a vítima perdeu muito sangue”.
O suspeito do crime ocorrido na noite de sábado foi detido no dia seguinte perto de Lausanne, a 15 quilómetros de onde o ataque ocorreu.