É triste que se tenham aproveitado de uma situação realmente trágica, e da dor dos que realmente se sentiram também “sem ar”, para fazerem este tipo de ação.
O que supostamente seriam protestos contra o abuso policial e a discriminação, na sequência da morte de um cidadão desarmado às mãos da polícia, rapidamente revelaram ser para muitos apenas um pretexto para causar desacatos, roubar, destruir e agredir aleatoriamente.
Este vídeo mostra o autêntico saque a uma popular loja de calçado desportivo – Flight Club – de onde foram roubados milhares de euros em produtos e o prejuízo no espaço será de muitos outros milhares. É vergonhoso.
Entretanto o polícia que matou George Floyd também já teve a vida completamente destruída: começou por ser despedido, depois a mulher pediu o divórcio, os que andavam atrás dele descobriram a sua morada e postaram-na online e entretanto foi mesmo detido e acusado de homicídio.
Ainda assim, os supostos protestos continuam porque já nada têm a ver com o caso em si. Para uns, são contra uma discriminação mais profunda, racial, enraizada na cultura americana. Para outros são apenas um Festival de Verão que chegou cedo, em que a diversão é pilhar lojas e incendiar carros da polícia.
Nenhuma loja escapa à onda de destruição e muitos “manifestantes” estão a ficar ricos de um dia para o outro, graças à sua militância pacífica, pela paz e justiça. Aqui pode ver-se o seu “trabalho” numa ourivesaria.