
Novo estudo revela que os psicopatas reagem de forma bastante diferente da generalidade das pessoas quando expostos a imagens de dor.
O estudo publicado no Caderno de Psiquiatria do Jornal da Associação Americana de Medicina (JAMA) procurou determinar se existe alguma diferença a nível neurológico na reação dos psicopatas a imagens de dor e sofrimento, face à população geral.
Recorreu-se para isso a 80 voluntários, todos eles prisioneiros, sendo que parte deles teria traços de psicopatia enquanto outros não. O estudo revelou que os participantes que manifestavam traços de psicopatia tinham uma reação neurológica diferente quando expostos a imagens de dor intencionalmente causada a terceiros.
A interpretação dos resultados é de que enquanto a população em geral sente empatia para com a dor dos outros, os psicopatas imaginam-se a si próprios a ser agredidos, e só aí reagem emocionalmente. Se lhes for expressamente dito para imaginarem a dor de outra pessoa, a reação diminui substancialmente.
Resultado: Os psicopatas são capazes de sentir dor, mas só a sua.
Fonte: Scientific American