Séculos após a sua morte, parece que ainda há muito a descobrir sobre a vida e obra deste génio.
Pode ser uma das descobertas mais importantes da História da Arte das últimas décadas: atrás de um quadro gigantesco em que Giorgio Vasari (1511-1574) retratou uma cena de batalha, e que se encontra exposto no Palazzo Vecchio de Florença, em Itália, os cientistas descobriram vestígios da mesma tinta usada por Leonardo Da Vinci (1452-1519) quando pintou o retrato de Mona Lisa.
Este achado poderá resolver um mistério que tem 500 anos. Mestre Da Vinci foi efectivamente encarregue, em 1503, de pintar um quadro de grandes dimensões para decorar as paredes do Palazzo Vecchio. No entanto, ‘A Batalha de Anghiari’ – que foi acolhida com entusiasmo pelos seus contemporâneos – desapareceu na altura em que, décadas mais tarde, foi pedido a Vasari que redecorasse a sala com seis novos murais.
Até agora, julgava-se que a obra de Da Vinci teria sido destruida ou levada para local incerto, já que nunca mais foi vista, mas os cientistas aventam agora a possibilidade de Vasari ter, simplesmente, pintado a sua obra por cima da do mestre. É que, segundo o especialista Seracini, o tipo de tinta usada por Leonardo Da Vinci era única, de fabrico próprio.
Fonte: CM