![RockJam Ring Karaoke Bluetooth Portátil com 2 Microfones e Luzes LED](https://boacena.pt/wp-content/uploads/2025/02/B0BXT7P15K.webp)
Jorge Nuno Pinto da Costa, figura histórica do FC Porto e do futebol português, faleceu aos 87 anos após 42 anos de presidência marcados por conquistas nacionais e internacionais sem precedentes.
Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto durante 42 anos, faleceu este sábado aos 87 anos, vítima de doença oncológica. A sua partida marca o fim de uma era no futebol português, tendo sido o dirigente mais titulado da história do desporto mundial.
Durante a sua presidência, iniciada em abril de 1982, Pinto da Costa conquistou um palmarés extraordinário que inclui 23 campeonatos nacionais, 15 Taças de Portugal e importantes títulos internacionais, destacando-se duas Taças dos Campeões Europeus e duas Taças UEFA/Liga Europa. O seu mandato terminou apenas em abril de 2024, quando foi sucedido por André Villas-Boas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o contributo de Pinto da Costa para o prestígio internacional do país, enquanto o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, recordou-o como uma “personalidade única no dirigismo desportivo”. O FC Porto prestou homenagem através das redes sociais, designando-o como “o Presidente dos Presidentes”, reconhecendo assim o seu contributo inigualável para a história do clube.
Uma inspiração eterna. Um legado Imortal.
Até sempre, Presidente dos Presidentes 💙 pic.twitter.com/qZUTG7S5l0
— FC Porto (@FCPorto) February 15, 2025
Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial. Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao @FCPorto.
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) February 15, 2025
Descanse em paz, Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ✨#LigaPortugal pic.twitter.com/CBabFtm3AU
— Liga Portugal (@ligaportugal) February 15, 2025