Mais um feito histórico para Rui Costa. O corredor português da Movistar venceu esta sexta-feira a 19.ª e antepenúltima etapa da Volta a França, apenas três dias depois de também ter sido o primeiro a cortar a meta na mítica prova francesa.
Depois da vitória celebrada na 16.ª etapa, o português poupou-se durante os últimos dois dias, mas esta sexta-feira voltou a surgir em grande.
Sob condições atmosféricas adversas (com muita chuva), o português lançou ataque a cerca de 17 quilómetros da meta, na última contagem de montanha do dia, no Col de la Croix Fry). Ultrapassou então o fugitivo Pierre Rollands e assumiu sozinho a frente da corrida.
Terminou os 204,5 quilómetros da tirada em 5.59,01 horas (média de 34,2 km/h) e igualou o feito alcançado apenas por Joaquim Agostinho, único português com duas vitórias em etapas numa única edição da Grand Boucle (em 1969).
Com a vitória, Rui Costa subiu oito lugares na geral, sendo agora 24.º classificado. Na liderança continua Chris Froome (SKY), que segurou os 5,11 minutos de vantagem sobre o espanhol Alberto Contador, segundo classificado. A dois dias da chegada a Paris, o britânico está cada vez mais perto da consagração.
[to_like id=”25085″][/to_like]