Nem o Nostradamus fez uma previsão tão ousada! O Sporting anunciou esta terça-feira a venda à NOS dos direitos televisivos e multimédia dos jogos em casa da equipa de futebol.
O possível acordo com a NOS já estava quase certo e acabou por ser oficialmente confirmado durante a tarde desta terça-feira, através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Depois de ter pago 400 milhões pelos direitos dos jogos do rival encarnado, a operadora acabou de assegurar também a transmissão dos jogos do Sporting em casa por dez épocas a partir da época 2017/2018.
A SAD leonina e a NOS acordaram assim o “direito de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa” e o “direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade”.
A operadora passa a ter o “direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV” pelo período de doze épocas desportivas e, a partir de janeiro de 2016, é a principal patrocinadora do clube.
Com três contratos celebrados em menos de um mês, os três grandes do futebol português asseguram contratos milionários com as duas principais operadoras de telecomunicações.
Enquanto a NOS assegura um acordo exclusivo tanto com o Sporting como com o Benfica, a Altice, dona da MEO, ficou com o exclusivo do FC Porto.
Comunicado da Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, Futebol SAD informa, nos termos do art. 248.º, n.º 1 do Código de Valores Mobiliários, que chegou aos seguintes acordos:
1) com NOS LUSOMUNDO AUDIOVISUAIS, S.A. um contrato para a cessão dos seguintes direitos:
(i) direito de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade pelo período de 10 épocas desportivas com início em 1 de Julho de 2018;
(ii) direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV, pelo período de 12 épocas desportivas, com início em 1 de Julho de 2017;
(iii) direito a ser o seu Principal Patrocinador, pelo período de 12 épocas e meia, com início a 1 de Janeiro de 2016.
2) com a PPTV – Publicidade de Portugal e Televisão, S.A. um aditamento ao contrato anual pelo qual foram revistos os valores a pagar pelos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade para as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.
As contrapartidas financeiras globais resultantes do valor dos contratos, incluindo as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-18, o referido no ponto 1 e o aditamento referido no ponto 2 ascendem ao montante de €515.000.000.
Lisboa, 29 de Dezembro de 2015