Enviado por: Christopher Bernardo
Surf proibido na Barra e Costa Nova em Aveiro. Os surfistas foram surpreendidos com sinal de proibição esta manhã. Ficam em risco também negócios da região que dependem do Surf.
Luis Ferreira, da Associação de Surf de Aveiro, confirmou a situação, garantindo que ainda esta manhã alguns surfistas foram impedidos de forma veemente pela Capitania de ir para a água fazer umas ondas.
Luís garante que já se antevia esta situação “há umas duas semanas”, mas que o motivo é, ainda, desconhecido. Poderá estar ligado a um artigo do Plano da Orla Costeira, ou até a uma queixa de algum banhista – mas nesta fase tudo não passa ainda de especulação.
O que é certo é que a proibição está em vigor e a ser vigorosamente executada para grande consternação dos surfistas locais. O responsável pela decisão foi o Comandante do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira.
Dado o largo historial daquela região na prática do surf, existe naturalmente uma indústria local associada ao desporto e aos seus praticantes, que se poderá ressentir no imediato com esta medida. Luís Ferreira confirmou que já houve aulas de surf canceladas neste momento.
“Quando os banhistas estiverem aflitos e nao houver surfistas para por a mao quero ver como é!” – Pereira Elson