WOW! Uma performance espetacular de Francis Ngannou, tendo em conta que esta foi a sua estreia num combate profissional de boxe… e enfrentou o campeão mundial invicto de pesos pesados, Tyson Fury! Vê aqui o vídeo dos destaques do combate.
O Duelo e a Decisão Dividida dos Juízes
Em Riyadh, Tyson Fury conseguiu uma vitória suada contra Francis Ngannou por decisão dividida ao longo de 10 assaltos, tendo inclusivamente sido atirado à lona no decorrer da luta. No entanto parece ter sido Ngannou a conquistar o coração do público, com muitos a considerarem que tinha sido “roubado” no resultado.
Um dos juízes deu a vitória a Ngannou com uma pontuação de 95-94, enquanto os outros dois viram Fury como o vencedor com 95-94 e 96-93. O site Bad Left Hook, especializado em boxe, deu uma pontuação não oficial de 96-93 a favor de Fury. O britânico, que manteve o seu registo invicto, parecia não estar no seu melhor estado, tanto física como mentalmente.
Desempenhos e “Vencedor Moral”
Francis Ngannou, que fez a sua estreia profissional no boxe, não foi imprudente ou tolo na sua abordagem à luta. O combate foi menos sobre a força bruta de Ngannou contra as habilidades de boxe de Fury e mais um duelo de boxe bastante típico, combatido à distância, com o risco que acompanha os pesos-pesados. Fury, que caiu no terceiro assalto, parecia ter acordado e encontrou um ritmo durante vários assaltos, o que acabou por ser suficiente para assegurar a vitória. No entanto, se falarmos de um “vencedor moral”, seria Francis Ngannou, que ofereceu uma exibição fantástica contra um Fury aparentemente pouco preparado.
Estado Físico e Tática de Fury
Tyson Fury não estava na sua melhor forma, e não estamos a falar apenas do seu aspeto físico. O seu desempenho cardiovascular deixou muito a desejar e, durante os primeiros assaltos, ele simplesmente não parecia ser o Tyson Fury que todos conhecem. Só após ser derrubado é que pareceu recuperar alguma da sua forma habitual. Mais tarde, já cansado e cauteloso, seria difícil argumentar contra a decisão dos juízes se estes tivessem dado a vitória a Ngannou.