ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
DIVÓRCIOS DISPARAM após quarentena na China
DIVÓRCIOS DISPARAM após quarentena na China

Aí está mais uma terrível consequência indireta deste período estranho que vivemos! 

Aí está mais uma terrível consequência indireta deste período estranho que vivemos!

Muita gente tem relações em que basicamente só convive com a outra pessoa 1h ou 2h por dia, e por vezes é cada um a fazer a sua cena. Podem até viver juntos mas passam muito menos tempo um com o outro do que com os colegas de trabalho.

De um dia para o outro são obrigados a passar 24h por dia juntos e torna-se incontornável o facto de que simplesmente não se suportam. Já vimos inclusivamente alertas para o facto de que este período é particularmente perigoso no que toca a episódios de violência doméstica.

Na China, durante o período de quarentena a violência doméstica QUADRUPLICOU. Cá em Portugal a APAV pede especial atenção a este fenómeno, solicitando inclusivamente que os vizinhos estejam atentos e não permitam que a situação se prolongue, não tenham problemas em alertar as autoridades caso oiçam algo preocupante.

Claro que toda a gente está mais tensa do que o normal, claro que a convivência forçada também pode não facilitar, mas não há desculpas. 

“O facto de estarmos confinados, de as pessoas se encontrarem em isolamento social, de estarem em quarentena, o facto de o próprio ambiente social ser mais tenso, ser mais pesado e de haver uma maior desconfiança do ponto de vista das relações pessoais e interpessoais, faz aumentar as situações de conflitualidade e os de relacionamentos conflituosos”

Daniel Cotrim, psicólogo da APAV, em declarações ao Observador

Mesmo que não se caia no extremo da violência doméstica, é natural que muitos casais que estavam por um fio não aguentem este período. Até no período depois das férias de verão há sempre um aumento do número de divórcios.

Na China isto foi bem evidente também: Por exemplo em Xi’an, uma cidade com 12 milhões de pessoas no centro da China, o número de divórcios aumentou exponencialmente. Segundo vários funcionários de conservatórias, citados pelo jornal chinês de língua inglesa Global Times, nas duas semanas depois do fim da quarentena atingiram-se números nunca antes vistos de pedidos de divórcio.

Procurem ter mais calma do que o normal, meditem, façam exercício em casa, brinquem com os filhos, dediquem-se a trabalhar à distância se puderem, ou aproveitem o tempo para pensar naquele negócio que já sonham abrir há anos.

Se nos focarmos em algo positivo é muito mais fácil passar ao lado da tensão.

Por vezes não é fácil, especialmente em casas pequenas, conseguir um espaço para trabalhar quando está tudo em casa ao mesmo tempo, a fazer as suas coisas. Mas também se resolve.

Encosta uma mesa à parede para não veres nada do que se está a passar à volta, mete uns bons fones, e ficas num escritório virtual, que é o teu mundo à parte. Não vês nada, não ouves nada, e fazes o que tens a fazer. Eu tenho um filho pequeno por isso já tinha de usar estes truques de qualquer maneira! haha

Se precisas de uns fones que isolem bem, deixo a recomendação dos Blitzwolf FYE7. São os que estou a usar neste momento. Bem potentes e não se ouve nada do que se passa à volta. Aproveita que ainda há 15 unidades vindas do UK, chega bem rápido e sem alfândegas.

? Link: https://sh.ort.pt/bg/BW-FYE7-UK

?? ENVIO SEM ALFÂNDEGA: EU Standard Shipping


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades