Muitos pensam que estão condenados a viver “remediados” porque o ordenado não estica e as despesas pingam todos os meses.
E não é culpa deles. Na escola ensinam-nos cenas como recitar linhagens completas de reis ou distinguir o revestimento dos mais variados tipos de insecto… mas não é dada grande importância a matérias práticas e que realmente fariam a diferença na nossa vida.
Conhecimentos básicos de educação financeira que fazem tanta falta: como fazer orçamentos pessoais ou para uma casa, comparar investimentos e os seus potencias riscos/retornos, ou mesmo gerar fontes de rendimento que nos aproximem da efetiva independência financeira. Quem fala disso?
Felizmente hoje em dia não estamos dependentes do que nos “despejam em cima” e podemos ir procurar por nós. Há inúmeros canais e fontes de informação de malta que partilha a sua situação, os seus problemas (que não são muito diferentes dos de todos nós) e o que estão a fazer para os resolver.
Um bom exemplo disso é o que está a fazer o Pedro Gomes – “Primo da França” – no seu canal do YouTube ( em português ).
Ele conseguiu passar de uma situação de dívida de mais de 15 mil euros à posição de investidor em cerca de 5 meses.
Liquidou tudo o que tinha e mudou-se para Paris para começar a sua vida após ter fechado um negócio na área da restauração.
Abriu a sua empresa na área dos transportes e nessa altura criou um canal de YouTube e página no Instagram para ajudar outras pessoas a não cometerem os mesmos erros nos quais tinha tropeçado pelo caminho, e mostrar-lhes que era possível mudar de vida.
Com total transparência ele vai partilhando o dinheiro que investe e os resultados que tem. Acaba por ser a única forma de alguém ter credibilidade: put your money where your mouth is.
Vale a pena ouvir quem apresenta resultados e se submete a este tipo de escrutínio por parte dos seus seguidores. Ah, e também já ofereceu bilhetes para a Disney, mas isso é outro assunto! eheh
Caso ainda não conheças o canal, chegaste numa boa altura!
Estão a fazer a “SEMANA DO CONHECIMENTO”, com lives diárias às 20h de Portugal, com milionários e empresários de sucesso, a partilharem as suas histórias e dicas.
Ontem esteve lá o Ricardo Costa do Grupo Bernardo da Costa, conhecido como o empresário que paga férias nas Caraíbas aos funcionários.
Hoje às 20h o live é com o Duarte Freitas, empresário do Grupo Anturio e o maior mentor do “Primo”.
Amanhã estará lá o Bruno Azevedo da addvolt, empreendedor que saiu na Forbes 30 under 30.
Por último dia 30 é a vez de José Macedo da 01 capital e empreendedor na área financeira falar. Também ele foi listado pela Forbes nos 30 under 30.
Por isso já sabes, não há desculpas para continuar a fazer das finanças pessoais um bicho de 7 cabeças.
Basta aprender, tomar decisões e mudar hábitos.
Dia após dia. 1% de cada vez, de forma consistente, e os resultados movem montanhas.
Segue o Primo da França
Instagram: @pedromogomes