Ainda não é possível dizer o impacto que o coronavirus terá no que toca à perda de vidas humanas… no entanto para a economia não há como negar, os efeitos vão ser catastróficos.
Depois de uma década de ganhos praticamente constantes nos mercados financeiros e crescimento imparável na economia, o coronavirus pode infelizmente vir marcar um ponto de viragem.
Por todo o mundo já se sentem os efeitos da redução da produção (e consumo) na China, vários negócios serão afetados e isso irá traduzir-se nos seus resultados/lucros.
É praticamente certo que com lucros abaixo do esperado as ações percam valor, o clima económico seja afetado, os cortes de empregos apareçam, a economia se contraia.. enfim, já sabes o filme.
Um pouco por todo o Mundo já se estão a sentir também os efeitos a nível de eventos, com pesados prejuízos para as respetivas organizações e participantes.
Um dos mais importantes salões automóveis, o de Genebra, irá ser cancelado devido a esta epidemia por imposição do Governo Suíço.
Foi hoje decidido o cancelamento de todos os eventos que atraiam mais de mil pessoas no país, incluindo o Salão Automóvel de Genebra. Seria a 90ª edição do famoso certame automóvel.
Em 2019 mais de 600 mil pessoas passaram pelo evento que começaria este ano a 3 de março.
“Tendo em conta a situação atual e a disseminação do coronavírus, o Conselho Federal [suíço] classificou a situação na Suíça como ‘especial’ nos termos da Lei de Epidemias. Os eventos de larga escala, que envolvam mais de 1000 pessoas, serão proibidos. A proibição entra em vigor de imediato e será aplicada pelo menos até 15 de Março”
A organização do Salão tinha vontade de prosseguir com o evento mas já tinha pedido aos participantes que se certificassem de que não tinham sintomas antes de ir.
Claro que essa medida não seria propriamente eficaz até porque já se sabe que muitos infetados são assintomáticos, não fazendo ideia de que estão infetados numa altura em que já são contagiosos.
Em particular em eventos que atraem pessoas de todo o Mundo como é o caso do popular salão automóvel, o risco de disseminação da epidemia é elevadíssimo.
Também a Suíça já foi afetada pelo Covid-19, tendo até à data 15 pessoas confirmadamente infetadas e sendo de esperar que o número aumente nos próximos dias.
THE GENEVA INTERNATIONAL MOTOR SHOW IS CANCELLED! – The 90th edition of the GIMS, which was supposed to welcome the media from next Monday and the general public from 5 to 15 March 2020, will now finally not take place. This is an injonction decision of the Federal Council of 28 February 2020 that no events with more than 1,000 people are allowed to take place until 15 March 2020. The decision falls 3 days before the opening of the exhibition to the media.