Pode ser contraintuitivo, mas ser pobre é realmente muito caro. Isto acontece porque quanto menos dinheiro tens, mais as coisas te vão custar.
A pobreza pode ser uma verdadeira armadilha. No nosso país há alguns apoios sociais para tentar contornar este efeito, como os serviços mínimos bancários, a tarifa social da eletricidade, o passe social, etc. No entanto, a “armadilha da pobreza” continua a ser bastante pesada.
Quanto menos dinheiro temos, mais nos tentam cobrar pelos produtos e serviços. Neste vídeo explicam-no muito bem, com conceitos importantes como a fagida de decisão.
Acho que um dos efeitos mais dolorosos, e que por vezes passa despercebido, é que o tempo de quem não tem dinheiro não é valorizado: perde-se horas à espera de transportes, nas filas de serviços sobrelotados, etc.
Já quem é rico, tem acesso prioritário aos serviços e por vezes nem paga por eles, graças a seguros de empresa e outros benefícios. Ser pobre é muito caro, o que por sua vez torna difícil que se saia da pobreza.