O MB Way, usado para fazer pagamentos ou transferências através do telemóvel, vai deixar de ser grátis. Os bancos vão começar a exigir comissões pela sua utilização e o BPI foi o primeiro a avançar.
Segundo notícia do Público, publicada ontem (quinta feira), o BPI vai cobrar comissões já a partir de maio… e não são nada meigas! Fala-se de 1.04€ de comissão por cada utilização do serviço.
E mais, metade dos 14 bancos que disponibilizam a funcionalidade já têm comissões nos seus preçários, apenas ainda não as estão a cobrar ou não revelaram a data a partir da qual o vão passar a fazer, como fez o BPI.
Os valores que esses outros bancos planeiam cobrar a cobrar são, em alguns casos, muito elevados, variando entre 0,15 euros e 1,50 euros. Há bancos que só pretendem cobrar as transferências interbancárias. Ou seja, se transferires de uma conta para outra dentro do próprio banco não pagas nada.. mas para fora do banco pagas.
Por exemplo na Caixa Geral de Depósitos, a comissão será de 20 cêntimos e aplicada tanto em transferências dentro Caixa como para outros bancos. Cada banco decidirá as comissões que irá cobrar.
A DECO, associação de defesa dos consumidores lembra que “o recurso às comissões tem sido o caminho para garantir a rentabilidade dos accionistas” e aponta o dedo aos bancos: “a definição do preço é, de facto, livre e da competência do prestador do serviço.. o que é estranho é o caminho de criar o hábito e, agora, passar a cobrar”.